Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 07 de Julho de 2026

Noticias

DURANTE A PANDEMIA; MT: vendas caem e pequenos produtores reduzem cultivo

Agricultor colhia até 500 pés de alface por semana

23 de Julho de 2020 as 07h 45min

Foto: Reprodução

DA REPORTAGEM

 

O mato toma conta de 15 canteiros que foram abandonados na propriedade de Roberto Pietro, em Campos Verde. Na área, o agricultor costumava colher até 500 pés de alface por semana, mas com a pandemia e a queda de 70% nas vendas, o jeito foi reduzir os cultivos.

“A gente achava que era uma coisa passageira, mas infelizmente foi se agravando cada vez mais e aí a gente foi perdendo venda e estamos com a corda no pescoço”, diz Roberto.

No sítio do Lidiomar Pedroso, algumas hortaliças ainda vão para o lixo. Diante de tantos prejuízos, o produtor decidiu reduzir o plantio de alface. Do total de 60 bancadas de hidroponia, 30 vão ficar vazias até o fim da pandemia. Enquanto isso, ele aposta em outros cultivos na tentativa de sair do vermelho.

“Estou plantando 2,8 mil pés de pimentão e 5 mil pés de couve. A expectativa é já começar a produção daqui a 40 dias. Plantei para ter um escape, não produzir só folhas para ver se melhoram as coisas. Vamos acreditar que até o final do ano acaba isso e que em 2021 a gente consiga conquistar o que não conseguimos em 2020.

Segundo o agrônomo da Empaer, Kênio Nogueira, a falta de plantio deve trazer ainda mais prejuízos. “Quando você tem um solo produtivo, como era o caso do solo do Roberto e você deixa de produzir, a primeira coisa que vêm são as plantas daninhas. Com isso ele vai ter problemas lá na frente, quando ele voltar a cultivar. Vai gastar mais para produzir nesse solo”.

Veja Mais

El Niño: temperatura dos oceanos bate recorde e preocupa cientistas

Publicado em 07 de Julho de 2026 ás 11h 19min


Liquida Sinop® 2026 promete agitar com 12 horas de ofertas e atrações

Publicado em 07 de Julho de 2026 ás 10h 16min


Saae completa 33 anos levando água e qualidade de vida à população de Lucas

Publicado em 07 de Julho de 2026 ás 09h 16min


Jornal Online

Edição nº1834 - 07/07/2026