Noticias
Economia cresce 6,7% e supera índice nacional
14 de Novembro de 2023 as 18h 36min
Em relação ao primeiro semestre do ano passado, a agropecuária evoluiu 22,1% - Foto: Divulgação
O Produto Interno Bruto (PIB) de Mato Grosso cresceu 6,7% e superou o nacional, que avançou 3,4% no segundo trimestre deste ano, em relação ao mesmo período em 2022. Os dados são do relatório do PIB trimestral divulgado nesta semana pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag).
Até junho, a economia mato-grossense apresentou crescimento maior ainda, de 8,3%, enquanto o país avançou apenas 3,7%. O setor responsável pelo crescimento no segundo trimestre deste ano foi a agropecuária, com 18,9%, em especial no cultivo da soja, algodão e do milho.
Em relação ao primeiro semestre do ano passado, a agropecuária evoluiu 22,1%. A pecuária também avançou. Principais cultivos da pecuária: bovinos, suínos e aves.
O segundo melhor desempenho ficou por conta da indústria, que cresceu 6,8%, influenciada, principalmente, pelos Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP), geração e distribuição de energia elétrica, seguido da indústria de transformação, construção civil e extração mineral.
A indústria de transformação avançou 2,2%, impactada pelo aumento nas fabricações de produtos alimentícios e de biocombustíveis.
Já o setor de serviços apresentou aumento de 2,6% no segundo trimestre de 2023, impulsionado pelo comércio, administração pública, transportes, atividades profissionais, aluguéis, alojamento e alimentação. Em relação ao primeiro semestre, houve avanço de 3,4%.
O PIB trimestral é o acompanhamento do desempenho da economia de curto prazo. Para a elaboração, são usados o levantamento da produção agrícola, pesquisa industrial mensal, pesquisa mensal dos setores de comércio e serviços e Cadastro Geral de Empregados e Empregadores.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Sport Sinop tenta reverter placar para ir à final do Mato-grossense
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 12h 36min
Estudo alerta para risco de Terra “menos habitável” no futuro
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 44min
Júlio Campos denuncia deepfake após suposta imagem íntima circular nas redes sociais
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 37min
