Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 08 de Julho de 2025

Noticias

EDUCAÇÃO: Seduc discute políticas públicas da educação em reunião com Sintep

Entre as pautas tratadas estão o calendário escolar, matrículas de 2020, pagamento do corte de pontos, concurso público, programa profuncionário, concessão de licenças-prêmio e pagamento do 13º salário

02 de Setembro de 2019 as 07h 21min

Secretária Marioneide se reúne com Sintep - Foto por: Seduc-MT

Rosane Brandão | Seduc-MT 

 

A secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, se reuniu com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), na quinta-feira (29.08). Na reunião, foram discutidas pautas referentes ao calendário escolar, instrução normativa para matrículas de 2020, pagamento do corte de pontos, concurso público, programa profuncionário, concessão de licenças-prêmio e pagamento do 13º salário.

A secretária ressaltou a importância da parceria com o sindicato para a construção das políticas públicas necessárias para a melhoria da qualidade de ensino no Estado e falou das ações que a Seduc vem promovendo na rede estadual. “Queremos estabelecer uma relação de discussões, sugestões e transparência com o Sintep”, observou.

Marioneide citou algumas ações da agenda da aprendizagem e o regime de colaboração com a União Nacional de Dirigentes Municipais da Educação (Undime), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o Ministério da Educação (MEC) que propiciam a formação continuada dos profissionais da educação, por meio dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapros).

“A Seduc está trabalhando com o diagnóstico e o redimensionamento da rede, na formulação da política educacional de Mato Grosso”, ressaltou.

Ainda segundo a secretária, após um ano e quatro meses à frente da Pasta, a Seduc já equacionou as dívidas contraídas com fornecedores entre 2013 e 2018. "Hoje, estamos com 90% dessas dívidas sanadas”.

Outra ação positiva da Seduc é a retomada de 17 obras que estavam paralisadas. “Essas ações refletem no trabalho que buscou o reequilíbrio administrativo, orçamentário e financeiro da Seduc”, destacou.

Outra demanda tratada na reunião foi sobre o programa profuncionário, o qual 1.260 servidores finalizarão o curso no próximo mês de setembro. Também no próximo mês, a Seduc se reunirá com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), responsável pela coordenação do curso junto ao MEC, para tratar da abertura de novas vagas para o curso.

O presidente do Sintep, Valdeir Pereira, destacou que as pautas apresentadas, que tratam das políticas públicas da educação, são também pautas do sindicato porque refletem na ação e no trabalho dos profissionais da rede.

A secretária adjunta de Gestão Educacional, Rosa Luzardo, citou algumas ações pedagógicas e os projetos que vêm sendo desenvolvidos paralelamente às ações estratégicas que reorganizam o fazer pedagógico e consolidam a Agenda da Aprendizagem. 

Participaram da reunião o secretário adjunto Executivo da Seduc, Alan Porto, a secretária adjunta de Administração Sistêmica, Ane Cristina Neis, o secretário adjunto em exercício de Gestão de Pessoas, Uirá Escobar Alioti, além de representantes do Sindicato.

Veja Mais

Doué e Gonzalo García turbinam ataques de PSG e Real Madrid

Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 16h 50min


BC suspende mais três instituições financeiras

Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 15h 19min


Algodão e milho avançam na colheita, mas trabalhos seguem atrasados

Publicado em 08 de Julho de 2025 ás 13h 17min


Jornal Online

Edição nº1584 - 09/07/2025