Noticias
EDUCAÇÃO SUPERIOR: Ministro defende autorregulação para instituições privadas de ensino superior
Weintraub participou da abertura do 21º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular nesta quinta-feira, 26, em São Paulo
27 de Setembro de 2019 as 08h 45min

Redação
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, defende para instituições de ensino superior privadas no Brasil maior liberdade, mas com responsabilidade. Para alcançar esse patamar, ele propôs que o setor apresente uma proposta de autorregulação.
Ele participou do 21º Fórum Nacional do Ensino Superior Particular nesta quinta-feira, 26 de setembro, em São Paulo. "Eu lancei um desafio. O princípio básico é que elas [instituições de ensino superior privadas] têm que organizar e apresentar uma proposta e, com base nesta proposta, a gente vai dar mais ou menos liberdade", disse o ministro.
De acordo com o ministro, autorregulação é respeitar indivíduos e instituições legítimas a se organizarem coletivamente e tomarem suas próprias decisões, penalizando ações que não estão alinhadas.
Weintraub destacou ainda que a medida não significa que o Ministério da Educação (MEC) deixará de fiscalizar o setor. “A supervisão do Estado é mantida. O setor se autorregula e o Estado fiscaliza e observa se está funcionando adequadamente. Isso já tem em várias áreas da economia. Você permite maior liberdade com responsabilidade [...] É uma mudança cultural muito grande”, afirmou.
O Fnesp discute as perspectivas do ensino superior no Brasil. O evento é promovido pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp). Na edição deste ano, o fórum traz como tema: “Mudança de Mindset, uma nova forma de pensar a Educação”.
O encontro reúne gestores, educadores e especialistas de vários países. Outro foco é a internacionalização da educação para a renovação cultural e acadêmica das Instituições de ensino superior.
Segundo o presidente do Semesp, Hermes Ferreira Figueiredo, o Brasil é um país cheio de desafios e eles estão, principalmente, na educação. “O Fórum é uma oportunidade única para nos prepararmos para novas realidade do ensino superior [...] Como educadores temos que ser os primeiros a absorver e implantar as novidades”, afirmou
Veja Mais
Guerra comercial entre EUA e China seguem gerando incertezas no mercado global
Publicado em 22 de Abril de 2025 ás 12h 38min
Saiba os desafios mais urgentes para Mano Menezes no Grêmio
Publicado em 22 de Abril de 2025 ás 10h 37min
FESTART 2025 será lançado com evento especial nesta quarta
Publicado em 22 de Abril de 2025 ás 08h 36min