Noticias
Educação de Mato Grosso recebe novo aporte de R$ 110 milhões
18 de Fevereiro de 2026 as 07h 20min
Foco é elevar desempenho escolar – Foto: Assessoria
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) vai aplicar cerca de R$ 110 milhões, em 2026, na ampliação do Sistema Estruturado de Ensino (SEE). O aporte integra a estratégia do governo estadual para fortalecer a aprendizagem e padronizar práticas pedagógicas na rede pública.
O programa contempla material didático estruturado, formação continuada de professores e gestores, plataforma educacional, avaliações periódicas e assessoramento técnico. Atualmente, a rede estadual atende mais de 320 mil estudantes do Ensino Fundamental (Anos Finais), Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), distribuídos em 628 escolas.
A Fundação Getulio Vargas (FGV), contratada pela Seduc, é responsável pela produção de livros e cadernos impressos e digitais, além da formação de educadores, aplicação de avaliações e suporte pedagógico às unidades escolares.
De acordo com a secretaria, o trabalho começa nos primeiros dias letivos com a análise de dados e dos resultados do ano anterior. O objetivo é identificar problemas prioritários e orientar as escolas com base em evidências.
As unidades deverão elaborar Planos de Intervenção Pedagógica com metas “específicas, mensuráveis e alcançáveis”, voltadas à recuperação da aprendizagem. Cada escola recebe relatório individualizado para subsidiar decisões técnicas.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, afirmou que a organização do material por habilidades e objetos de conhecimento fortalece o protagonismo do estudante. “Essa articulação curricular promove a sistematização das experiências do aluno e o coloca em posição ativa na construção do conhecimento”, declarou.
Além da execução do SEE, Mato Grosso registrou o maior avanço do país no Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O Estado subiu da 16ª posição em 2024 para o 8º lugar em 2025, entrando no grupo das dez melhores redes do Brasil.
Segundo o levantamento, a Taxa de Frequência Líquida do Ensino Médio avançou 19 posições no ranking nacional, enquanto a do Ensino Fundamental subiu 13 colocações. O Estado também ganhou duas posições no Ideb e uma no desempenho do Enem.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Palmeiras se prepara para enfrentar a LDU com quatro desfalques
Publicado em 09 de Setembro de 2026 ás 05h 16min
Central de Regulação chama pacientes para atendimento na Unidade Móvel do H-Can em Sorriso
Publicado em 09 de Setembro de 2026 ás 04h 16min
Avançam as obras de calçamento na Avenida Central de Matupá
Publicado em 08 de Setembro de 2026 ás 18h 22min
