Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 14 de Outubro de 2025

Noticias

Educação e segurança dominam votação na Câmara de Sinop

27 de Agosto de 2025 as 09h 13min

Parlamentares também elegem corregedor substituto – Foto: Jaime Júnior

A Câmara Municipal de Sinop aprovou 71 matérias na 27ª sessão ordinária de 2025, realizada na segunda-feira (25), no plenário Jorge Abreu. As deliberações incluíram projetos de lei, títulos honorários, moções de aplauso, requerimentos e indicações para melhorias na cidade.

Entre os principais pontos da pauta, destacou-se a aprovação em segunda e última votação do Projeto de Lei 95/2025, de autoria da vereadora Sandra Donato. A medida assegura recesso escolar de 15 dias a servidores, colaboradores e prestadores que atuam diretamente em unidades da rede municipal e no transporte escolar.

O benefício abrange efetivos, celetistas, bolsistas e trabalhadores terceirizados. Segundo Sandra, a proposta busca garantir condições iguais de descanso a todos os profissionais envolvidos na educação.

Em primeira e única votação, seis projetos de lei também foram aprovados. O vereador Enio da Brígida conseguiu apoio ao Projeto de Lei 57/2025, que cria o programa “Olho Vivo no Campo”. A iniciativa prevê cooperação para segurança digital rural, com instalação de câmeras de videomonitoramento em áreas estratégicas. O objetivo é ampliar a vigilância e reduzir crimes no campo.

O vereador Dr. Marcos Vinícius obteve aprovação para dois projetos. O primeiro, o PL 73/2025, institui o Programa de Integração Escola-Família na rede pública municipal, com encontros e oficinas mensais.

Já o vereador Gilsimar Silva teve aprovado o PL 105/2025, que cria o Programa Municipal de Valorização e Inclusão Produtiva de Imigrantes Profissionais. O projeto visa facilitar a inserção de imigrantes no mercado de trabalho.

Outro projeto aprovado foi o PL 110/2025, do vereador Zezinho Construtor. A medida autoriza a criação de espaços públicos de descanso para motoboys e ciclistas que trabalham com aplicativos de entrega. A sessão foi marcada ainda pela aprovação de 14 projetos de decreto legislativo. Eles concedem títulos de cidadão sinopense honorário, a serem entregues em sessão solene.

Os vereadores aprovaram ainda um requerimento e 40 indicações ao Executivo. As demandas envolvem melhorias de infraestrutura urbana, trânsito e pavimentação de ruas.

Também foram solicitadas a implantação de equipamentos públicos em diferentes bairros. O conjunto de indicações reflete a cobrança constante por serviços básicos.

A sessão elegeu ainda o vereador Ademir Debortoli como corregedor substituto. A escolha foi unânime, mantendo Dr. Marcos Vinícius como corregedor titular.

Outro ponto foi a escolha dos integrantes da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. Foram eleitos os vereadores Dilmair Callegaro, Enio da Brígida e Moisés do Jardim do Ouro. A comissão será responsável por analisar a conduta do vereador Elbio Volkweis. O processo tem como base falas gravadas pelo vereador Dr. Marcos Vinícius.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Nova lei assegura às gestantes poder a escolha entre parto normal ou cesárea

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 06h 34min


Exportações de carne bovina de MT para Argentina e Uruguai disparam em meio ao tarifaço de Trump

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 05h 35min


Intocável com Ancelotti, B. Guimarães vê reviravolta em ciclo da Seleção

Publicado em 14 de Outubro de 2025 ás 04h 36min


Jornal Online

Edição nº1653- 14/10/2025