Noticias
EFEITO QUEIMADAS: MT: mais de 4 mil internações por doenças respiratórias registradas
24 de Agosto de 2019 as 00h 00min

DA REPORTAGEM
De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgados nesta semana, foram registradas 4.873 internações decorrentes de problemas respiratórios em todo o estado, de janeiro a junho deste ano. A SES ainda não informou o número de internações em julho e agosto de 2019.
Segundo a secretaria, nos primeiros seis meses de 2018 foram registradas quase 6 mil internações em razão de doenças respiratórias. Durante todo o ano, mais de 10 mil pessoas foram internadas com problemas respiratórios. Somente em julho do ano passado foram 894 internações. Em agosto, 850.
Segundo o pneumologista Lamberto Mário Henry, as complicações respiratórias são muito comuns nessa época do ano. Segundo ele, o tempo seco e a baixa umidade contribuem para o ressecamento das vias respiratórias e estimulam a tosse, a falta de ar, sensação de cansaço e até sangramento.
"As pessoas buscam mais os serviços de pronto atendimento com este tipo de queixa, nesta época do ano. A maior parte dos atendidos é criança. Elas e os idosos são os que mais sofrem", explicou ele.
Dessa forma, é preciso buscar estratégias para minimizar os sintomas. Uma delas, segundo o médico, é aumentar o consumo de água e hidratar o ambiente onde se passa mais tempo, ou o quarto durante a noite.
Lamberto explica que as crianças são muito sensíveis porque o sistema respiratório é menos maduro. Então, ele sugere que os pais estejam atentos e mantenham os pequenos hidratados. "É preciso que os pais ofereçam água para a criança, porque ela só vai pedir quando estiver com muita sede. Então, a cada meia hora é bom dar um pouco de água para a criança".
UMIDIFICADOR
Ao contrário do que muitos pensam, o umidificador de ar não serve apenas para amenizar o desconforto causado pelo tempo seco. Esse aparelho também é indicado para pessoas alérgicas, pois alivia a tosse seca, o chiado no peito e os olhos irritados, além de combater a dificuldade para respirar.
O único ponto negativo desse aparelho é que, pelo fato de seu funcionamento não incluir a fervura da água, ele pode acabar espalhando bactérias pelo ar. No entanto, esse problema pode ser facilmente resolvido se você for rigoroso quanto à qualidade da água que colocará ali. Assim, se o usuário opta sempre pela água filtrada, não terá nenhum problema quanto a possíveis contaminações.
Veja Mais
Russi classifica como “desnecessário” o aumento de vagas na AL
Publicado em 21 de Maio de 2025 ás 17h 17min
Estudante morre após bater carro em morro de terra às margens de rodovia em Poxoréu
Publicado em 21 de Maio de 2025 ás 15h 16min
Fusões travam articulação política para 2026 em MT
Publicado em 21 de Maio de 2025 ás 14h 53min