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Sexta Feira, 21 de Março de 2025

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Em 2025, exportação de carne brasileira navegará entre desafios e oportunidades

21 de Março de 2025 as 07h 21min

Oscilações do mercado da carne bovina – Foto: Assessoria

O ano de 2024 foi histórico para o setor de carne bovina brasileira, que consolidou o país como líder global com as exportações. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), compilados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), foram, no total, de 2,89 milhões de toneladas embarcadas, um crescimento superior a 26% ante 2023.

A China manteve sua posição como principal destino, com 1,33 milhão de toneladas, gerando um faturamento de US$ 6 bilhões. Em seguida, destacaram-se os Estados Unidos, que importaram 229 mil toneladas, somando US$ 1,35 bilhão.

Outros mercados importantes incluem os Emirados Árabes Unidos (132 mil toneladas e US$ 604 milhões), a União Europeia (82,3 mil toneladas e US$ 602 milhões), o Chile (110 mil toneladas e US$ 533 milhões) e Hong Kong (116 mil toneladas e US$ 388 milhões).

Para que este bom resultado se mantenha em 2025, os produtores e as indústrias do Brasil precisarão superar alguns desafios.

De acordo com Vanessa Silva, gerente de operações da Ramax Group, multinacional brasileira com filiais na China, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e Líbano, para o setor continuar crescendo, antes de mais nada é preciso ter atenção com alguns fatores internos. Entre eles está a disparidade do preço do boi no Brasil em comparação às cotações internacionais.

“O mercado não está acompanhando essa relação de valorização, desta forma, a compra está muito apertada e muitas vezes essa conta não fecha. Por isso precisamos focar na eficiência operacional”, destaca.

Outro gargalo da cadeia produtiva da carne brasileira, segundo a profissional, é o desafio logístico. “O custo das operações é muito alto, a combinação de longas distâncias, estradas de qualidade inferior e preços elevados de frete, pedágio e combustível torna a operação mais onerosa.

Isso leva muitos frigoríficos a optar pela exportação, mesmo com as flutuações do dólar, já que o mercado interno está passando por dificuldades devido à desvalorização do real”, detalha a gerente de operações.

APETITE CHINÊS

No último ano, a Ramax Group produziu 74 mil toneladas de carne. Deste total, cerca 80% foi destinado ao mercado externo, sendo o principal destino a China. Segundo Mariana Inocente, gerente de exportação da multinacional para a Ásia, na última década, o consumo per capita de carne bovina na China cresceu de forma expressiva, impulsionado pelo aumento da renda e pela melhoria no padrão de vida da população.

Enquanto no Brasil o consumo per capita de carne bovina é de aproximadamente 25 kg por ano, na China esse número ainda gira em torno de 6 kg per capita. “Se essa tendência de crescimento se mantiver, a pressão sobre a produção global poderá exigir novas soluções genéticas, logísticas e inovações sustentáveis para atender à demanda crescente”, acrescentou.

Para termos uma base em números, em 2024, a produção de carne bovina na China atingiu 7,7 milhões de toneladas, representando um crescimento de 3,59% em relação ao ano anterior. Para alcançar esse volume, o país abateu aproximadamente 51,8 milhões de bovinos, um aumento em relação aos 50,3 milhões abatidos em 2023.

“Esse avanço reflete o fortalecimento da segurança alimentar chinesa e a redução da dependência de importações, impactando diretamente os frigoríficos brasileiros. Com a maior oferta interna, as margens dos frigoríficos que operam com o mercado chinês têm se tornado cada vez mais apertadas em comparação aos anos anteriores”, afirmou Mariana.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

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