Noticias
EM ALTO TAQUARI: Justiça determina que Estado construa uma cadeia pública
A decisão ainda é passível de recurso
23 de Setembro de 2020 as 06h 10min
Foto: Reprodução
DA REPORTAGEM
A Primeira Câmara de Direito Público e Coletivo do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) deu provimento ao recurso interposto pelo Ministério Público Estadual (MPMT) para que o Estado seja obrigado a construir Cadeia Pública no município de Alto Taquari (a 479km de Cuiabá). Conforme prevê a Lei de Execução Penal (LEP), a unidade prisional deverá ser capaz de manter presos provisórios até a sentença penal condenatória com trânsito em julgado.
A decisão do TJMT reforma sentença proferida em primeira instância no ano de 2014. À época, o juízo fundamentou que o dever estatal de prestar segurança pública constitui prioridade a ser exercida pelo Poder Executivo, não podendo o Judiciário ordenar a construção de cadeia pública, sob pena de violar o princípio da separação dos poderes e as regras orçamentárias.
O MPMT apelou da sentença alegando que, segundo a Constituição, compete ao Estado a manutenção e conservação da estrutura carcerária, bem como que a omissão e afronta à legalidade possibilita ao Poder Judiciário determinar a sua execução, não implicando em violação ao princípio da separação dos poderes. Ainda segundo o apelante, com a ausência de unidade prisional em Alto Taquari, os presos provisórios são enviados para Alto Araguaia, fato que afronta diversos princípios jurídicos e causa superlotação no presídio da cidade vizinha.
Em seu voto, o relator Gilberto Lopes Bussiki destacou que, ao determinar em obrigação de fazer a construção da Cadeia Pública, o Poder Judiciário não está invadindo a discricionariedade administrativa. “A situação se arrasta há mais de uma década, havendo tempo mais que suficiente para o administrador planejar, incluir verba necessária no orçamento e executar a obra. O Estado teve todo o suporte fático para a programação dos recursos necessários ao atendimento da demanda; tendo quedado-se inerte, não pode alegar questões orçamentárias”, afirmou.
Veja Mais
Matupá é destaque estadual e entra no Top 10 do Prêmio Alfabetiza MT 2026
Publicado em 17 de Março de 2026 ás 16h 29min
Estado anuncia pacote de R$ 86 milhões para Cláudia
Publicado em 17 de Março de 2026 ás 15h 28min
Reajuste do diesel mostra as limitações do mercado no país
Publicado em 17 de Março de 2026 ás 14h 28min
