Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 17 de Fevereiro de 2026

Noticias

Emanuel quis usar seus contatos na polícia para barrar investigação

06 de Março de 2024 as 05h 22min

Dois dias após o afastamento do prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, novas informações vêm surgindo. Uma das argumentações do Ministério Público Estadual (MPE) para pedir o afastamento do emedebista pelo prazo de 180 dias, é o fato das investigações apontarem para que o prefeito afastado tenha influência com autoridades policiais, e que inclusive, tentou “frear” uma das operações ao qual era alvo.

Essas informações foram obtidas via interceptação no telefone celular do próprio prefeito em agosto de 2023. Nele constava conversas com um escrivão da Polícia Civil, que era lotado na época na Delegacia de Crimes Fazendários e Contra a Administração Pública.

O escrivão identificado pelas iniciais R.O.M.M, em uma dessas conversas interceptadas chegou a afirmar que Emanuel Pinheiro seria homem de confiança de um delegado. As provas que estão sob o poder do MPE revelando ainda que o mesmo escrivão teria avisado Pinheiro do retorno de uma autoridade policial, que seria capaz de frear as investigações que o comprometesse.

“Menciona o sobredito Relatório que “R. menciona que o retorno do Delegado à Delegacia de Combate à Corrupção – DECCOR iria favorecer ao prefeito, quando afirma que o citado delegado frearia as investigações em desfavor do prefeito, pois justificaria uma provável troca de favores ao solicitar intermediação do prefeito visando a celeridade de uma decisão por um desembargador que por consequência agilizaria o retorno do delegado”, diz trecho do documento.

O promotor, Carlos Zarour do Ministério Público, classificou esses fatos encontrados como gravíssimos e,  por isso, seria prova suficiente para o imputar à Emanuel Pinheiro o comando da organização criminosa, que ainda era composta pelo seu assessor executivo da Secretaria Municipal de Governo de Cuiabá e braço direito, Gilmar Cardoso e pelos ex-secretários a pasta Célio Rodrigues e Milton Corrêa da Costa, também alvos da decisão.

Conforme a decisão, Pinheiro está proibido de deixar a capital sem autorização judicial, de manter contato direto ou indireto com servidores, agentes políticos e os demais investigados, e de frequentar a sede da prefeitura e outros órgãos ligados ao município.

APÓS AFASTAMENTO
Enquanto Emanuel é afastado da prefeitura pelos próximos 180 dias. O vice, José Roberto Stopa (PV), toma posse como prefeito interino da capital do estado. Ao assumir o posto, Stopa garante que irá priorizar a questão dos buracos, que tem assolado a Capital e está sendo alvo de muita reclamação por parte da população.

“Vou estar hoje com o secretário de Fazenda para que a gente possa estudar como viabilizar os recursos necessários para que a gente possa investir no tapa buraco, no primeiro momento, e também no processo de recapeamento”, disse durante discurso de posse.

Stopa disse ter sido pego de surpresa com a decisão da Justiça de Mato Grosso em afastar Emanuel. “O sonho de qualquer cidadão que milita na política é ser prefeito de sua cidade, mas não é confortável da forma que isso está acontecendo. Mas a vida é feita de compromissos e desafios e isso é um desafio”, finalizou.

Questionado se isso não era uma prioridade de Emanuel, ele desconversa e afirma que irá aplicar o seu nome de gestão em quanto estiver a frente do Palácio Alencastro.

Enquanto isso, na Câmara de Vereadores, O vereador Fellipe Corrêa (Cidadania) protocolou um novo pedido de abertura de impeachment do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). O requerimento deve votado na sessão de amanhã.

Fonte: CLEMERSON SM

Veja Mais

Nova Mutum conquista Selo Ouro do MEC e avança na alfabetização

Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 12h 24min


BC registra primeiro incidente com vazamento de chaves Pix em 2026

Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 11h 23min


Lucas do Rio Verde tem meta de 100% de área até o fim do ano

Publicado em 17 de Fevereiro de 2026 ás 10h 22min


Jornal Online

Edição nº1737 - 14a16/02/2026