Noticias
Embrapa abre processo de oferta pública a produtores de sementes de grão-de-bico
21 de Março de 2022 as 11h 00min
Oferta público está aberta – Foto: Divulgação
Sementes da cultivar de grão-de-bico BRS Kalifa, desenvolvida pela Embrapa Hortaliças, são o objeto da Oferta Pública nº 04/2022, em vigor desde o último dia 14, voltada a produtores de sementes de grão-de-bico inscritos no Registro Nacional de Sementes e Mudas (Renasem). As informações sobre o processo da oferta podem ser acessadas no endereço https://www.embrapa.br/editais-e-ofertas-publicas-para-licenciamento.
Conforme as normas do edital, serão contemplados os produtores que enviarem a documentação requerida para o e-mail sin.eca@embrapa.br com o assunto “Comunicado de Oferta nº 04/2022”. A contemplação ocorrerá conforme a ordem de recebimento dos documentos, até o esgotamento dos quatro lotes compostos de 500 kg de sementes genéticas da cultivar – cada produtor de sementes pode adquirir um lote e manifestar interesse por lotes remanescentes.
Os produtores habilitados serão comunicados por e-mail a partir do dia 18 de abril e convocados à assinatura do contrato de licenciamento, no qual está incluída a licença para uso da marca “Tecnologia Embrapa”.
A cultivar BRS Kalifa apresenta alta produtividade – acima de 3 mil kg/ha em áreas irrigadas do Cerrado – e maior precocidade – cerca de oito dias – quando comparada com as cultivares BRS Aleppo e BRS Cícero. Adaptada à colheita mecânica, apresenta boa qualidade de grãos, com dupla aptidão: pode ser destinada para comercialização de grãos secos e para a indústria de conservas (grãos reidratados).
Outra característica refere-se à sua resistência ao nematoide-das-galhas da espécie Meloidogyne javanica (que pode causar sérios prejuízos na quantidade e qualidade dos frutos), assim como à capacidade de reduzir os níveis populacionais do nematoide do cisto da soja (Heterodera glycines), outra grande ameaça à produção de leguminosas como o grão-de-bico.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Como uma algodoeira brasileira rastreou 100% dos rolos com RFID
Publicado em 03 de Julho de 2026 ás 11h 41min
CPI da Saúde reforça medidas para garantir comparecimento de convocados às oitivas
Publicado em 03 de Julho de 2026 ás 10h 40min
Banco Central amplia exigências para empresas de criptoativos
Publicado em 03 de Julho de 2026 ás 09h 40min
