Noticias
Embrapa apresenta resultados de pesquisas
07 de Julho de 2023 as 13h 14min

A Embrapa Agrossilvipastoril apresentou, a representantes da Associação dos Criadores do Norte (Acrinorte) e Sindicato Rural de Sinop, resultados de pesquisas conduzidas ao longo de 12 anos envolvendo os componentes lavoura, pecuária e floresta em sistemas integrados de produção.
Agricultores e pecuaristas conheceram os trabalhos apresentados pelos pesquisadores Ciro Magalhães, Maurel Behling, Luciano Lopes, da Embrapa, e, também, Dalton Henrique Pereira, da UFMT.
Acrinorte e Sindicato Rural são importantes parceiros institucionais da Embrapa. Conforme explicou a chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril, Laurimar Vendrusculo, os trabalhos compartilhados ajudam a compreender a dinâmica em um sistema integrado de produção, reforçando a importância de cada componente e suas variáveis.
“Esses resultados vêm corroborar com a sustentabilidade. Conseguimos produzir, obter ganho de peso em um sistema que proporciona conforto térmico aos animais, por exemplo”, enfatizou a gestora durante a visita técnica.
O experimento de ILPF com foco na pecuária de corte e produção de grãos teve início no fim de 2011. A partir de 2015, o projeto de pesquisa passou a contar com a parceria da Acrinorte.
A associação cede os animais que são introduzidos ao sistema de ILPF para as avaliações específicas, de acordo com o experimento. Além disso, a parceria contempla a contratação de dois colaboradores exclusivamente para atuarem no experimento de ILPF de corte. A Acrimat também foi parceira no projeto entre 2015 e 2022.
Pecuarista na região de Sinop há mais de 30 anos, João Bombonato enfatizou o saldo positivo da parceria entre a Embrapa e as entidades do setor produtivo. Bombonato, que já fez parte da diretoria da Acrinorte, também acompanhou, desde o início, a articulação entre as instituições com a finalidade de moldar parceria para a condução dos trabalhos.
“A Embrapa tem sido uma parceira grande da Acrinorte, da Famato, da Acrimat, do Sindicato Rural de Sinop e de todos os pecuaristas da região, porque vem com estudos aprofundados em todos os sistemas de produção. Essa parceria já dura 10 anos e são vários experimentos feitos para que os resultados sejam fidedignos e aceitos pela comunidade científica internacional”, enfatizou João Bombonato, associado à Acrinorte.
A relevância da parceria do setor produtivo com a empresa de pesquisa também foi destacada pelo presidente do Sindicato Rural de Sinop e vice-presidente da Famato, Ilson Redivo como um bom modelo de trabalho.
APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS
Ao abrir a rodada de discussões, o pesquisador Ciro Magalhães mostrou resultados de produtividade da lavoura nos diferentes sistemas integrados e falou sobre a interferência das árvores na lavoura. No mesmo trabalho, foram também mensurados os impactos das árvores na produtividade de lavouras de grãos (soja e milho) conduzidas em um sistema de integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).
Dentre as conclusões geradas está a de que a produção de grãos em sistemas ILPF é recomendada para os primeiros anos. No entanto, é possível o retorno da lavoura por dois ou até três anos, a depender da configuração do sistema, após intervenções no componente florestal. O manejo correto das árvores pode manter a produtividade da agricultura mesmo em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) já consolidados, com árvores crescidas.
A pesquisa foi realizada em um experimento de 72 hectares, em que sistemas de produção de soja/milho, pecuária de corte e eucalipto são comparados com todas as combinações possíveis de integração: ILP, ILF, IPF e ILPF (com rotação a cada dois anos e com lavoura na safra e pecuária na safrinha todos os anos). As áreas com componente arbóreo são formadas por renques triplos de eucaliptos, com espaçamento de 30 metros entre eles, plantados em sentido leste-oeste.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Sinop discute nova lei de eventos com entidades locais
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 03h 16min
Renato Paiva é demitido do Botafogo
Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 17h 09min
TRAGÉDIA NA BR-163
Publicado em 30 de Junho de 2025 ás 15h 08min