Noticias
Embrapa leva mais de 40 tecnologias para a feira
15 de Abril de 2025 as 12h 59min

São 35 cultivares de 19 espécies, entre forrageiras, culturas anuais de segunda safra e frutíferas, sete consórcios forrageiros com diferentes finalidades, uma área demonstrativa de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e uma área com sistema agroflorestal (SAF).
Além disso, a Embrapa apresenta tecnologias como o Sistema PPS (Precocidade, Produtividade e Sustentabilidade), que orienta o manejo do rebanho de cria em uma fazenda com integração lavoura-pecuária e integração lavoura-pecuária-floresta, o Sistema Bacaeri – BoiTeca, que traz recomendações para áreas silvipastoris com uso da árvore teca, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) e a Bioanálise do Solo - BioAS.
Durante a feira, a empresa de pesquisa também lançará as recomendações de manejo da vassourinha-de-botão nas culturas da soja e do milho. As orientações para combate à planta daninha serão apresentadas pela pesquisadora Fernanda Ikeda em uma palestra na quinta-feira, último dia de feira, às 16h30, no auditório Agroinsumos.
A vitrine de tecnologias da Embrapa na Norte Show conta com uma coleção com 14 tipos de forrageiras, entre elas braquiárias, panicuns, capim elefante, andropogon e leguminosas como amendoim forrageiro e estilosantes. Há ainda sete opções de consórcios de segunda safra, com alternativas para mitigação de nematoides, ciclagem de nutrientes, descompactação do solo e produção de forragem de melhor qualidade.
Entre as culturas indicadas como opções de segunda safra, a vitrine conta com cultivares de arroz, feijão-caupi, milho, sorgo granífero, sorgo forrageiro, sorgo biomassa, gergelim, amendoim, milheto e capim sudão. Há ainda cultivares de frutíferas como banana, cupuaçu e açaí.
Na área de ILPF, o público poderá entender a evolução do sistema produtivo ao longo do tempo, passando pela fase de integração lavoura-pecuária, lavoura-floresta e depois pecuária-floresta. Para quem quiser se aprofundar, uma experiência em realidade virtual aborda de uma forma lúdica e didática o funcionamento e os benefícios dos sistemas ILPF.
Para oferecer melhor atendimento técnico e possibilitar acesso às tecnologias demonstradas, a empresa participa das feiras em Mato Grosso em parceria com empresas licenciadas para a comercialização de suas tecnologias. Estarão presentes sementeiras, como a Central Sementes Brasil (arroz e feijão), LC Sementes (arroz, feijão, feijão-caupi e gergelim), Puchalski (feijão, forrageiras e mix de segunda safra), Semente Lopes (milheto e capim sudão) e Sementes Santo Isidoro (sorgo). As sementeiras de forrageiras estarão presentes por meio da Associação para Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto).
Também estarão presentes no estande o Laboratório Solos & Plantas (BioAS), a Associação Floresta Urbana, parceira da Embrapa na produção de mudas para arborização de Sinop, e o Grupo de Estudos em Pecuária Integrada (Gepi) da Universidade Federal de Mato Grosso. Os estudantes de graduação e pós-graduação do Gepi, muitos com passagem como bolsistas pela Embrapa, auxiliarão no atendimento aos produtores e apresentando resultados de pesquisas voltadas para a pecuária de corte.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Termoregulador fortalece canavial durante período de estresse hídrico
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 16h 41min
Moscas bebem álcool para ficarem mais atraentes?
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 15h 40min
Dorner acompanha estandes de empresas locais na Norte Show
Publicado em 18 de Abril de 2025 ás 14h 39min