Noticias
Embrapa leva mais de 40 tecnologias para a feira
15 de Abril de 2025 as 12h 59min
Tecnologias podem ser utilizadas em diferentes sistemas produtivos – Foto: Divulgação
São 35 cultivares de 19 espécies, entre forrageiras, culturas anuais de segunda safra e frutíferas, sete consórcios forrageiros com diferentes finalidades, uma área demonstrativa de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) e uma área com sistema agroflorestal (SAF).
Além disso, a Embrapa apresenta tecnologias como o Sistema PPS (Precocidade, Produtividade e Sustentabilidade), que orienta o manejo do rebanho de cria em uma fazenda com integração lavoura-pecuária e integração lavoura-pecuária-floresta, o Sistema Bacaeri – BoiTeca, que traz recomendações para áreas silvipastoris com uso da árvore teca, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) e a Bioanálise do Solo - BioAS.
Durante a feira, a empresa de pesquisa também lançará as recomendações de manejo da vassourinha-de-botão nas culturas da soja e do milho. As orientações para combate à planta daninha serão apresentadas pela pesquisadora Fernanda Ikeda em uma palestra na quinta-feira, último dia de feira, às 16h30, no auditório Agroinsumos.
A vitrine de tecnologias da Embrapa na Norte Show conta com uma coleção com 14 tipos de forrageiras, entre elas braquiárias, panicuns, capim elefante, andropogon e leguminosas como amendoim forrageiro e estilosantes. Há ainda sete opções de consórcios de segunda safra, com alternativas para mitigação de nematoides, ciclagem de nutrientes, descompactação do solo e produção de forragem de melhor qualidade.
Entre as culturas indicadas como opções de segunda safra, a vitrine conta com cultivares de arroz, feijão-caupi, milho, sorgo granífero, sorgo forrageiro, sorgo biomassa, gergelim, amendoim, milheto e capim sudão. Há ainda cultivares de frutíferas como banana, cupuaçu e açaí.
Na área de ILPF, o público poderá entender a evolução do sistema produtivo ao longo do tempo, passando pela fase de integração lavoura-pecuária, lavoura-floresta e depois pecuária-floresta. Para quem quiser se aprofundar, uma experiência em realidade virtual aborda de uma forma lúdica e didática o funcionamento e os benefícios dos sistemas ILPF.
Para oferecer melhor atendimento técnico e possibilitar acesso às tecnologias demonstradas, a empresa participa das feiras em Mato Grosso em parceria com empresas licenciadas para a comercialização de suas tecnologias. Estarão presentes sementeiras, como a Central Sementes Brasil (arroz e feijão), LC Sementes (arroz, feijão, feijão-caupi e gergelim), Puchalski (feijão, forrageiras e mix de segunda safra), Semente Lopes (milheto e capim sudão) e Sementes Santo Isidoro (sorgo). As sementeiras de forrageiras estarão presentes por meio da Associação para Fomento à Pesquisa de Melhoramento de Forrageiras (Unipasto).
Também estarão presentes no estande o Laboratório Solos & Plantas (BioAS), a Associação Floresta Urbana, parceira da Embrapa na produção de mudas para arborização de Sinop, e o Grupo de Estudos em Pecuária Integrada (Gepi) da Universidade Federal de Mato Grosso. Os estudantes de graduação e pós-graduação do Gepi, muitos com passagem como bolsistas pela Embrapa, auxiliarão no atendimento aos produtores e apresentando resultados de pesquisas voltadas para a pecuária de corte.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Anthropic acaba de arrecadar US$ 30 bilhões em investimentos
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 12h 26min
Criança de 3 anos sem capacete morre em acidente entre moto e caminhão em Cuiabá
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 10h 25min
Aplicação de adubo em taxa variável reduz desperdícios e pode elevar produtividade
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 08h 24min
