Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 09 de Novembro de 2024

Noticias

Embrapa: oportunidade de patrocínio à iniciativa de agropecuária regenerativa

31 de Outubro de 2024 as 12h 44min

ILPF é um dos experimentos que podem ser subsidiados – Foto: Divulgação

Empresas, organizações não governamentais e instâncias públicas que tenham interesse em investir em iniciativas sustentáveis na agropecuária puderam conhecer nesta quarta (30) uma oportunidade apresentada pela Embrapa Agrossilvipastoril.

Por meio de uma live no Youtube, foi apresentado o projeto de patrocínio da maior plataforma experimental de agropecuária regenerativa do mundo.

O experimento de integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF) com foco na produção de grãos e carne da Embrapa Agrossilvipastoril tem 72 hectares de parcelas experimentais, além de áreas de pastagem periféricas usadas para manter animais quando é necessário reduzir o rebanho dentro do ensaio.

A plataforma foi instalada no fim de 2011 e desde então vem gerando uma série de resultados de pesquisa que servem de embasamento para recomendações técnicas para o setor produtivo.

Após 12 anos de avaliações, as árvores usadas no primeiro ciclo foram colhidas e será iniciado um segundo ciclo de pesquisas. O foco será o de aprofundar as investigações em resultados já obtidos, avançar em dados ainda não coletados e testar outras configurações e espécies.

Na agricultura, por exemplo, a sucessão soja-milho passa a se alternar com as culturas do arroz e feijão-caupi. Na pecuária, outras categorias animais e possivelmente outras raças poderão ser testadas. Já no componente florestal, além do eucalipto, a teca também será estudada na ILPF.

Além dos componentes e das interações entre eles, serão continuadas pesquisas sobre conservação do solo e balanço de carbono dos sistemas.

O projeto oferta, por meio de edital público, cotas de patrocínio às instituições interessadas. O valor arrecadado será usado integralmente para custear as pesquisas, que são onerosas em um experimento deste tamanho e com a multidisciplinaridade necessária.

Em contrapartida, as patrocinadoras poderão participar de conselho consultivo do projeto, terão acesso aos resultados em primeira mão, terão exclusividade em eventos técnicos, além de contrapartidas de imagem e participação em eventos da Embrapa Agrossilvipastoril. Além disso, poderão contribuir diretamente com a geração de conhecimento para tornar a agropecuária brasileira cada vez mais sustentável.

O edital prevê três categorias de cotas, sendo limitado a uma cota ouro, duas cotas prata e três cotas bronze. Poderão participar instituições de qualquer segmento, desde que cumpram os requisitos do edital.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Nova Rota reduz (um pouco) o valor dos pedágios na BR-163

Publicado em 08 de Novembro de 2024 ás 17h 20min


Operação Nexus desarticula facção baiana em Mato Grosso

Publicado em 08 de Novembro de 2024 ás 14h 04min


Desvalorização de commodities faz superávit comercial cair

Publicado em 08 de Novembro de 2024 ás 13h 02min


Jornal Online

Edição nº1421 08/11/2024