Noticias
Em MT, espetáculos do ‘Circula Sesc Artistas Gaúchos pelo Brasil’
01 de Novembro de 2024 as 13h 42min
Apresentações gratuitas de circo, música e literatura – Foto: DivulgaçãoO “Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil”, projeto de circulação nacional realizado pelo Sesc para apoiar o setor cultural do Rio Grande do Sul, chega em Mato Grosso na próxima quinta-feira (7), com três atrações gratuitas: a oficina “Desperte o Tigre em Você – Oficina de Literatura Fantástica”, com Gustavo Melo Czekster; a apresentação circense “Sopráveis”, com o Circo Híbrido; e a apresentação musical “Cantos do Sul”, com o grupo Mas Bah.
O projeto foi criado para ajudar a retomada cultural do RS depois das enchentes que atingiram o estado, entre abril e maio deste ano. O “Circula Sesc- Artistas Gaúchos pelo Brasil” percorrerá mais de 30 cidades em 18 estados até o final desse ano.
A programação começa com a oficina “Desperte o Tigre em Você – Oficina de Literatura Fantástica”, que pretende ensinar as bases para a criação de uma história fantástica em qualquer um dos seus gêneros (terror, fantasia medieval, fantasia urbana, ficção científica, etc.), mostrando o desenvolvimento de personagens, as noções básicas de estruturas narrativas, a descrição de cenários e a criação de mundos ficcionais, com atividades práticas e de desbloqueio criativo que possibilitem ao aluno ou aluna escrever histórias melhores para, assim, atingir um público maior. Com duração de 120 minutos, as aulas acontecerão no dia 7/11 nos turnos da manhã e tarde no Sesc Escola.
No espetáculo “Sopráveis”, o Circo Híbrido traz para a cena um casal excêntrico, com experimentos circenses inusitados, colorindo a cidade com balões, bolonas, equilíbrios, malabarismos e maluquices. Criam relações diferentes com objetos convencionais e com a plateia, que participa do espetáculo ativamente.
Sopráveis sopra novas maneiras de ver a vida, colorindo o dia das pessoas com muito circo e confete pelo ar! Com duração de 40 e classificação livre, as apresentações serão dia 7/11 pela manhã e de tarde no Sesc Escola; e no sábado, dia 9/11 às 14h no Sesc Dr. Meirelles.
Já o “Cantos do Sul” é o novo show do grupo Mas Bah, um grupo vocal reconhecido por revistar clássicos da música regional gaúcha e propor novas sonoridades que dialoguem com o público mais jovem, mantendo viva a crônica cancional produzida no Rio Grande do Sul.
A atração revisita algumas das obras mais importantes dos nossos artistas mais aclamados e entrega para o público com uma nova estética, novos timbres e um novo jeito de ouvir a nossa musicalidade. Com duração de 90 minutos e classificação livre, as récitas serão nos dias 7/11, às 19h no Teatro do Sesc Arsenal; 8/11 às 14h, e 9/11 às 12h30, ambos os dias no Sesc Dr. Meirelles.
"A programação do 'Circula Sesc - Artistas Gaúchos pelo Brasil' foi montada através de uma convocação pública voltada, exclusivamente, para artistas de municípios que decretaram calamidade pública em razão das enchentes que assolaram o nosso estado este ano", explica a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello.
"Cada projeto contemplado irá realizar três apresentações, com cachê e todos os custos de hospedagem, alimentação e transporte mantidos pelo Sesc. Para nós, é uma alegria viabilizarmos esta iniciativa e, através dela, sermos parte da retomada do setor, que ainda vive os impactos deste triste capítulo de nossa história", complementa.
O projeto é uma inciativa do Sesc no Rio Grande do Sul, em parceria com o Departamento Nacional da Instituição e o apoio dos Departamentos Regionais de diversos estados.
“A realização do Circula Sesc só é possível a partir do trabalho integrado que o Sesc desenvolve em todo o país. Nosso objetivo principal é abrir espaço para receber o trabalho de profissionais que tiveram grandes perdas materiais e ainda hoje sofrem com as consequências das enchentes em suas cidades, como a suspensão de espetáculos e a falta de perspectivas para novos trabalhos.”, explica a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha.
Na lista de artistas e grupos culturais contemplados estão talentos de municípios gaúchos como Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Encantado, Feliz, Igrejinha, Montenegro, Novo Hamburgo, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Pelotas e Porto Alegre.
O processo de seleção contou com a participação do Governo do Estado do RS, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado (SatedRS), da Câmara Rio-grandense do Livro e do Museu da Cultura Hip Hop do Rio Grande do Sul.
Receberão apresentações o Distrito Federal e os estados do Tocantins, Acre, Maranhão, Paraíba, Amapá, Alagoas, Roraima, Rondônia, Bahia, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Goiás.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
ANTT: área técnica aprova pedido para construção de‘trevão’ em Rondonópolis
Publicado em 22 de Janeiro de 2025 ás 06h 34min
Silo Bolsa é alternativa durante construção de estrutura definitiva
Publicado em 22 de Janeiro de 2025 ás 05h 35min
Sport Sinop apanha e traz pessimismo ao torcedor
Publicado em 21 de Janeiro de 2025 ás 18h 42min