Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 22 de Janeiro de 2025

Noticias

Em MT, espetáculos do ‘Circula Sesc Artistas Gaúchos pelo Brasil’

01 de Novembro de 2024 as 13h 42min

Apresentações gratuitas de circo, música e literatura – Foto: Divulgação

O “Circula Sesc – Artistas Gaúchos pelo Brasil”, projeto de circulação nacional realizado pelo Sesc para apoiar o setor cultural do Rio Grande do Sul, chega em Mato Grosso na próxima quinta-feira (7), com três atrações gratuitas: a oficina “Desperte o Tigre em Você – Oficina de Literatura Fantástica”, com Gustavo Melo Czekster; a apresentação circense “Sopráveis”, com o Circo Híbrido; e a apresentação musical “Cantos do Sul”, com o grupo Mas Bah.

O projeto foi criado para ajudar a retomada cultural do RS depois das enchentes que atingiram o estado, entre abril e maio deste ano. O “Circula Sesc- Artistas Gaúchos pelo Brasil” percorrerá mais de 30 cidades em 18 estados até o final desse ano.

A programação começa com a oficina “Desperte o Tigre em Você – Oficina de Literatura Fantástica”, que pretende ensinar as bases para a criação de uma história fantástica em qualquer um dos seus gêneros (terror, fantasia medieval, fantasia urbana, ficção científica, etc.), mostrando o desenvolvimento de personagens, as noções básicas de estruturas narrativas, a descrição de cenários e a criação de mundos ficcionais, com atividades práticas e de desbloqueio criativo que possibilitem ao aluno ou aluna escrever histórias melhores para, assim, atingir um público maior. Com duração de 120 minutos, as aulas acontecerão no dia 7/11 nos turnos da manhã e tarde no Sesc Escola.

No espetáculo “Sopráveis”, o Circo Híbrido traz para a cena um casal excêntrico, com experimentos circenses inusitados, colorindo a cidade com balões, bolonas, equilíbrios, malabarismos e maluquices. Criam relações diferentes com objetos convencionais e com a plateia, que participa do espetáculo ativamente.

Sopráveis sopra novas maneiras de ver a vida, colorindo o dia das pessoas com muito circo e confete pelo ar! Com duração de 40 e classificação livre, as apresentações serão dia 7/11 pela manhã e de tarde no Sesc Escola; e no sábado, dia 9/11 às 14h no Sesc Dr. Meirelles. 

Já o “Cantos do Sul” é o novo show do grupo Mas Bah, um grupo vocal reconhecido por revistar clássicos da música regional gaúcha e propor novas sonoridades que dialoguem com o público mais jovem, mantendo viva a crônica cancional produzida no Rio Grande do Sul.

A atração revisita algumas das obras mais importantes dos nossos artistas mais aclamados e entrega para o público com uma nova estética, novos timbres e um novo jeito de ouvir a nossa musicalidade. Com duração de 90 minutos e classificação livre, as récitas serão nos dias 7/11, às 19h no Teatro do Sesc Arsenal; 8/11 às 14h, e 9/11 às 12h30, ambos os dias no Sesc Dr. Meirelles.

"A programação do 'Circula Sesc - Artistas Gaúchos pelo Brasil' foi montada através de uma convocação pública voltada, exclusivamente, para artistas de municípios que decretaram calamidade pública em razão das enchentes que assolaram o nosso estado este ano", explica a gerente de Cultura do Sesc/RS, Luciana Stello.

"Cada projeto contemplado irá realizar três apresentações, com cachê e todos os custos de hospedagem, alimentação e transporte mantidos pelo Sesc. Para nós, é uma alegria viabilizarmos esta iniciativa e, através dela, sermos parte da retomada do setor, que ainda vive os impactos deste triste capítulo de nossa história", complementa.

O projeto é uma inciativa do Sesc no Rio Grande do Sul, em parceria com o Departamento Nacional da Instituição e o apoio dos Departamentos Regionais de diversos estados.

“A realização do Circula Sesc só é possível a partir do trabalho integrado que o Sesc desenvolve em todo o país. Nosso objetivo principal é abrir espaço para receber o trabalho de profissionais que tiveram grandes perdas materiais e ainda hoje sofrem com as consequências das enchentes em suas cidades, como a suspensão de espetáculos e a falta de perspectivas para novos trabalhos.”, explica a Diretora de Programas Sociais do Departamento Nacional do Sesc, Janaina Cunha.

Na lista de artistas e grupos culturais contemplados estão talentos de municípios gaúchos como Bento Gonçalves, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Encantado, Feliz, Igrejinha, Montenegro, Novo Hamburgo, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo, Pelotas e Porto Alegre.

O processo de seleção contou com a participação do Governo do Estado do RS, do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado (SatedRS), da Câmara Rio-grandense do Livro e do Museu da Cultura Hip Hop do Rio Grande do Sul.

Receberão apresentações o Distrito Federal e os estados do Tocantins, Acre, Maranhão, Paraíba, Amapá, Alagoas, Roraima, Rondônia, Bahia, Pernambuco, Piauí, Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Paraná e Goiás.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

ANTT: área técnica aprova pedido para construção de‘trevão’ em Rondonópolis

Publicado em 22 de Janeiro de 2025 ás 06h 34min


Silo Bolsa é alternativa durante construção de estrutura definitiva

Publicado em 22 de Janeiro de 2025 ás 05h 35min


Sport Sinop apanha e traz pessimismo ao torcedor

Publicado em 21 de Janeiro de 2025 ás 18h 42min


Jornal Online

Edição nº1466 22/01/2025