Noticias
Empoderamento econômico negro aumentaria o PIB
11 de Setembro de 2024 as 13h 26min
    Encontro discutiu formas de ampliar oportunidades para essa população – Foto: Divulgação
             
      O Brasil poderia ter economia 30% maior se fosse menos desigual e se os negros, que representam 52% da população, tivessem as mesmas oportunidades das pessoas brancas, como estudar por mais anos, ocupar melhores postos de trabalho, dispor de crédito para empreender e viver sob melhores condições materiais.
O diagnóstico é compartilhado por pesquisadores, ativistas, representantes de organismo internacional, técnicos e dirigentes do governo que participaram de seminário Empoderamento Econômico da População Afrodescendente, realizado nesta segunda-feira (9) na sede em Brasília do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
“Fazer o empoderamento econômico da população negra não é uma opção, é uma necessidade. Se não fizermos isso, não vamos nos tornar um país desenvolvido”, apontou a presidenta do instituto, Luciana Mendes Santos Servo.
“Se não fizermos efetivo investimento para que essa população se veja como possibilidade de futuro, não vamos gerar o desenvolvimento que a gente precisa. Não vai gerar aumento de produtividade, não vai gerar ganho de produto interno bruto”, complementou.
A diretora Socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Tereza Campello, também considera a desigualdade que exclui boa parte da população negra “um obstáculo ao crescimento do país”.
Para ela, a questão vai além da reparação histórica. “Se o Brasil não superar a brutal desigualdade, nós não vamos conseguir transformar a própria economia”. “Do ponto de vista do consumo, estamos perdendo a possibilidade de melhorar nosso mercado interno. Do ponto de vista das capacidades e das potencialidades, do que estamos deixando de contar com a inovação, com capacidade de trabalho, com capacidade de criação, temos uma perda violenta”, lamentou.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
Irmãos Mattana representam MT no V Meeting FCA de Atletismo
Publicado em 04 de Novembro de 2025 ás 06h 48min
STF dá aval à lei que regula benefícios a empresas signatárias à Moratória da Soja
Publicado em 04 de Novembro de 2025 ás 05h 48min
Rede de enfrentamento à violência doméstica define novas ações em Lucas do Rio Verde
Publicado em 04 de Novembro de 2025 ás 04h 47min
