Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 05 de Julho de 2025

Noticias

Empreendedores do turismo devem se cadastrar como prestadores de serviços

24 de Janeiro de 2023 as 12h 07min

Cadastur é uma importante fonte de consulta para turistas – Foto: Divulgação

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Sinop está fazendo um chamamento para pessoas físicas e jurídicas, atuantes na atividade turística, para realizarem o cadastro no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) do Ministério do Turismo-MTUR, que tem como objetivo promover a formalização dos fornecedores de serviços turísticos no Brasil, além de oferecer segurança para o consumidor destes serviços.

O cadastro é obrigatório para meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo-MEI (Microempreendedor Individual).

Além de benefícios e vantagens aos cadastrados, o programa permite aos prestadores atuarem legalmente, por meio da emissão do Certificado Cadastur. A ferramenta também é uma importante fonte de consulta para o turista. A turismóloga da Prefeitura de Sinop, Leidiane Viegas, explica que o cadastro traz uma série de vantagens para o empreendedor.

“Além de visibilidade nacional e internacional, dentro do Portal do Ministério do Turismo, os empresários do setor ainda podem ter acesso a financiamentos exclusivos do setor turístico, como o FUNGETUR, apoio em eventos, feiras e ações do ministério, além da participação em programas de qualificação”, pontuou.

O Cadastur é uma importante fonte de consulta para turistas, que podem verificar a regularidade do serviço através do portal. Muitos empreendedores desconhecem que podem e, em alguns casos, devem se cadastrar e aproveitar as vantagens que o portal tem a oferecer. A turismóloga destaca ainda que: “A Sedec quer justamente orientar os novos empreendedores que tem atividades ligadas ao turismo sobre as obrigatoriedades e vantagens do cadastro, como acesso a linhas de créditos específicas para o setor. “É um mix de serviços onde o empresário abre, regulariza a sua empresa e tem acesso a linhas de crédito diferenciadas”, frisou.

Para os órgãos públicos, municípios, estados e Governo Federal, o cadastro é um banco de informações de profissionais e prestadores de serviços turísticos, auxiliando no planejamento e atuação do governo, além de contribuir para que os municípios avancem na categoria do Mapa Brasileiro de Turismo (Programa do MTUR).

Tanto o cadastro como a renovação são totalmente gratuitos e podem ser feitos através do Site: https://cadastur.turismo.gov.br. A Pasta, por meio do Departamento de Turismo e do Centro de Atendimento Empresarial, também está à disposição para auxiliar nesse cadastramento pelo telefone (66) 3520-7585 ou presencialmente na Av. das Itaúbas, 3257, Setor Comercial.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Cuiabá: morador filma baderna na madrugada e enquadrada da PM no Bosque da Saúde

Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 07h 09min


Duplicação da BR-163 entre Sinop e Guarantã é cobrada como medida de urgência

Publicado em 05 de Julho de 2025 ás 05h 09min


Carreta desgovernada destrói 4 carros na BR-070 em Cáceres

Publicado em 04 de Julho de 2025 ás 20h 18min


Jornal Online

Edição nº1582 - 05/07/2025