Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 11 de Fevereiro de 2026

Noticias

Empresários e consumidores de Sinop mostram pessimismo com negociações Brasil-EUA

26 de Agosto de 2025 as 14h 57min

Dados de relatório do CISE/Unemat – Foto: Divulgação

O mais recente relatório do Centro de Informações Socioeconômicas (CISE/Unemat), referente a agosto de 2025, mostra como empresários e consumidores de Sinop estão percebendo a atual disputa comercial entre Brasil e Estados Unidos. A pesquisa, feita em parceria com a CDL Sinop, revelou que, embora a maioria acompanhe o tema de perto, os impactos ainda não foram sentidos de forma expressiva na economia local.

Entre os 97 empresários entrevistados, 95% afirmaram estar acompanhando a tarifação norte-americana sobre produtos brasileiros. Apesar disso, 83% disseram que não sentiram impactos diretos na economia de Sinop até agora. Outro dado relevante é que 31% declararam ter relação com os setores atingidos, enquanto 67% disseram não estar ligados a essas áreas.

Quando avaliados sobre o andamento das negociações entre os dois países, 49% classificaram como “ruim”, enquanto apenas 16% consideraram “bom” e 29% como “regular”. Já em relação ao futuro, a maioria (51%) se disse pessimista, contra 21% que mantêm expectativa positiva.

A pesquisa também ouviu 190 consumidores. O levantamento revelou que 75% estão acompanhando o tema, enquanto 20% não estão atentos e 5% não souberam responder. Assim como os empresários, a maioria (81%) afirmou que os efeitos ainda não foram percebidos no comércio local. Apenas 10% disseram sentir impactos até o momento.

Quando questionados sobre as perspectivas para os próximos meses, 48% dos entrevistados demonstraram pessimismo, 31% se mostraram otimistas, enquanto 18% disseram estar indiferentes e 3% não opinaram.

O relatório indica que, embora a tarifação imposta pelos EUA seja acompanhada de perto, especialmente pelo setor produtivo, ainda não há reflexo direto perceptível na economia de Sinop. No entanto, o clima de pessimismo predomina, sobretudo entre os empresários, que estão mais diretamente expostos aos desdobramentos internacionais.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Pneu de 710 kg será um dos destaques do Coopavel 2025

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 16min


Policial e moradores salvam família em carro submerso durante forte chuva em Matupá

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 16h 14min


Termo é firmado e destina mais de R$ 3,5 milhões para escolas municipais de Sorriso

Publicado em 10 de Fevereiro de 2026 ás 15h 13min


Jornal Online

Edição nº1734 - 11/02/2026