Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 06 de Fevereiro de 2025

Noticias

Empresa aposta na eficiência do Bradyrhizobium elkanii como alternativa ao sojicultor

16 de Julho de 2024 as 10h 46min

Lançamentos resgatam utilização do microrganismo do gênero para a cultura da soja – Foto: Divulgação

As oscilações climáticas têm impactado significativamente o manejo da agricultura no Brasil. Exemplo recente, foram as chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul e causaram inundações e deslizamentos com destruição intensa.

Segundo um estudo rápido, realizado por 13 cientistas climáticos da World Weather Attribution (WWA), de atribuição de causalidade essas precipitações foram duas vezes mais prováveis por conta das mudanças.

Ainda mais considerando que a soja é uma cultura exótica no Brasil, os solos aqui não possuíam inicialmente rizóbios eficazes necessários para seu desenvolvimento. Com a prática regular de inoculação ao longo dos anos, essa população de microrganismos cresceu consideravelmente.

Desde 1992, quatro estirpes são autorizadas pelo MAPA para uso em inoculantes comerciais: Bradyrhizobium elkanii SEMIA 587 e SEMIA 5019 e Bradyrhizobium japonicum SEMIA 5079 e SEMIA 5080, conforme explica André Nakatani, gerente de pesquisa, desenvolvimento e inovação da Biosphera.

Essa recomendação dá importância a efetividade no processo da Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN), assim como a habilidade competitiva e a persistência das estirpes no solo, fatores fundamentais para o sucesso da inoculação.

Atualmente, essas quatro estirpes, isoladas ou em combinação, constituem dezenas de inoculantes comerciais no mercado nacional, com mais de 141 milhões de doses comercializadas anualmente, segundo a ANPII (Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes).

“A interação entre genótipos de soja adaptados aos diferentes ambientes e estirpes de rizóbios eficazes na FBN pode resultar em respostas diversas. O B. elkanii demonstra alta tolerância a estresses ambientais, como temperaturas elevadas e alagamento. Isso pode ser benéfico em regiões onde essas condições são frequentes durante o desenvolvimento da soja”, diz Nakatani.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Irmãos Mattana vão ao pódio no II Festival Indoor – FCA

Publicado em 06 de Fevereiro de 2025 ás 15h 37min


Exploração de madeira de manejo florestal está proibida em MT até o dia 1º de abril

Publicado em 06 de Fevereiro de 2025 ás 15h 32min


O que é preciso para um carro ser considerado SUV no Brasil?

Publicado em 06 de Fevereiro de 2025 ás 13h 37min


Jornal Online

Edição nº1478 07/02/2025