Noticias
Empresas do setor de comunicação devem emitir NFCom a partir de 1º de novembro
24 de Outubro de 2025 as 07h 25min
Contribuintes que ainda não estão credenciados podem fazer a solicitação da adesão – Foto: Divulgação
A partir de 1º de novembro de 2025, as empresas que prestam serviços de comunicação e telecomunicação em Mato Grosso deverão emitir a Nota Fiscal de Comunicação Eletrônica (NFCom). Para facilitar a adesão ao novo modelo, a Secretaria de Fazenda (Sefaz-MT) realizou o credenciamento automático de todas as empresas do setor.
Caso alguma empresa não tenha sido credenciada automaticamente, é possível solicitar o credenciamento voluntário por meio do e-mail cddf@sefaz.mt.gov.br.
De acordo com o fisco estadual, podem emitir a NFCom as empresas cuja atividade principal ou secundária esteja vinculada aos serviços de comunicação, conforme os códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
A NFCom é um documento fiscal eletrônico (arquivo XML com validade jurídica) que substitui as notas fiscais de Serviço de Comunicação (modelo 21) e de Serviço de Telecomunicações (modelo 22). O novo modelo será utilizado por empresas de telefonia, internet, rádio e TV por assinatura, entre outras do segmento.
Emitida e armazenada de forma digital, a NFCom permite o envio automático das informações à Sefaz, reduzindo burocracias e erros, além de facilitar o controle tributário. A medida integra o processo de modernização da gestão fiscal do Estado, promovendo mais eficiência, segurança e transparência tanto para o contribuinte quanto para o poder público.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Exportações de arroz sobem 20% e Brasil volta ao superávit no setor
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 13h 04min
Carne suína: mercado segue estável no fim de novembro
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 12h 03min
Jayme Campos minimiza atrito entre Eduardo e Mauro Mendes
Publicado em 25 de Novembro de 2025 ás 11h 02min
