Noticias
Empresas do setor de comunicação devem emitir NFCom a partir de 1º de novembro
24 de Outubro de 2025 as 07h 25min
Contribuintes que ainda não estão credenciados podem fazer a solicitação da adesão – Foto: Divulgação
A partir de 1º de novembro de 2025, as empresas que prestam serviços de comunicação e telecomunicação em Mato Grosso deverão emitir a Nota Fiscal de Comunicação Eletrônica (NFCom). Para facilitar a adesão ao novo modelo, a Secretaria de Fazenda (Sefaz-MT) realizou o credenciamento automático de todas as empresas do setor.
Caso alguma empresa não tenha sido credenciada automaticamente, é possível solicitar o credenciamento voluntário por meio do e-mail cddf@sefaz.mt.gov.br.
De acordo com o fisco estadual, podem emitir a NFCom as empresas cuja atividade principal ou secundária esteja vinculada aos serviços de comunicação, conforme os códigos da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE).
A NFCom é um documento fiscal eletrônico (arquivo XML com validade jurídica) que substitui as notas fiscais de Serviço de Comunicação (modelo 21) e de Serviço de Telecomunicações (modelo 22). O novo modelo será utilizado por empresas de telefonia, internet, rádio e TV por assinatura, entre outras do segmento.
Emitida e armazenada de forma digital, a NFCom permite o envio automático das informações à Sefaz, reduzindo burocracias e erros, além de facilitar o controle tributário. A medida integra o processo de modernização da gestão fiscal do Estado, promovendo mais eficiência, segurança e transparência tanto para o contribuinte quanto para o poder público.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Balança comercial tem superávit de US$ 7,74 bilhões em setembro
Publicado em 11 de Outubro de 2026 ás 12h 39min
Resistência interna ameaça comando de Ananias no PL de MT
Publicado em 11 de Outubro de 2026 ás 10h 46min
Sorriso prepara pacote de ações para celebrar o servidor público
Publicado em 11 de Outubro de 2026 ás 08h 41min
