Noticias
Empresas e produtores ganham reforço jurídico para tributário e societário
30 de Agosto de 2023 as 16h 59min

O Centro-Oeste registrou no último Censo (2022) um crescimento populacional de 1,23% em relação ao contabilizado no levantamento anterior (2006). A elevação, de acordo com dados projetados pelo IBGE, foi superior à média nacional no período, que foi de 0,52%.
Com os atuais 16,3 milhões de habitantes, uma nova geração de pessoas chega à região atraída pelo agronegócio que cresceu muito, mas que agora precisa se organizar para se desenvolver ainda mais.
Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento gerencial do segmento, o Martinelli Advogados, que possui 18 unidades espalhadas por todo o Brasil, inaugura nesta quinta (31) uma nova unidade do escritório em Sinop. A inauguração contará com a presença do ex-ministro da agricultura e atual coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Roberto Rodrigues, que fará uma palestra trazendo um panorama sobre o momento do agro no âmbito tributário e societário.
O município foi escolhido para a abertura da filial, pois está localizado em uma região mais central do estado, o que facilita e contribui no atendimento de todos os clientes do MT de forma rápida e eficaz. O estado do Mato Grosso é um dos estados que mais crescem no Brasil. A região é altamente impulsionada pela produção de grãos e está em busca de se profissionalizar ainda mais. Além disso, observa a chegada de grandes players do mercado.
“Graças ao empenho e coragem dos produtores, o estado cresceu muito não só na produção agrícola, mas também se desenvolveu em infraestrutura. Agora, com a nova geração, desafios surgem para que continue a crescer”, observa Denilson Utpadel, head nacional do escritório e responsável pela nova filial. Ele exemplifica questões ligadas à sucessão das empresas da região, um desafio enfrentado pelos produtores e empresas que buscam, em uma assessoria jurídica e tributária, otimizar processos e trazer mais competitividade para investimentos, tributos, comercialização e fusões e aquisições.
“Um ponto que chama a atenção dos empresários é a reforma tributária que, neste primeiro momento, será sobre o consumo. A tendência é que, logo na sequência, uma reforma sobre a renda também entre em discussão, instante em que também serão alterados pontos importantes sobre o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), o que afeta questões tributárias e societárias. Dessa forma, por se tratar de temas altamente complexos, o Martinelli Advogados busca auxiliar as empresas e produtores do estado nesses novos desafios”, observa Luiz Rodrigo Cappellin, advogado e também responsável pela unidade.
O especialista completa que o Centro-Oeste está de olho no futuro, mas ainda precisa sanar algumas arestas em ajustes tributários para que consiga aumentar ainda mais o seu potencial de desenvolvimento. “Nas questões tributárias, vemos espaço para muito mais profissionalização que, se trabalhada, poderia resultar em mais competitividade para a produção regional. No campo, o agronegócio vai super bem, mas agora precisa olhar para fora”, completa.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Chuva quebra histórico climático de 40 anos em Sinop, aponta cientista da SpectraX
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 05h 10min
Contas de luz permanecem com bandeira tarifária vermelha em julho
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 04h 15min
Sinop discute nova lei de eventos com entidades locais
Publicado em 01 de Julho de 2025 ás 03h 16min