Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 01 de Dezembro de 2025

Noticias

Empresas lideradas por mulheres têm 20% menos inadimplência

01 de Dezembro de 2025 as 13h 30min

Indicadores são reflexo de maior planejamento, prudência e desafios extras – Foto: Divulgação

Uma nova pesquisa da Serasa Experian revelou um dado importante sobre o cenário do empreendedorismo feminino brasileiro: negócios liderados por mulheres demonstraram desempenho significativamente superior em organização financeira e cumprimento de compromissos em relação a empresas comandadas por homens. O levantamento, que analisou cerca de 23 milhões de empresas  ativas no país, observou que a taxa de inadimplência feminina é 20% menor à masculina. 

Os resultados da pesquisa também apontam que apenas 16% das empresas com participação societária feminina apresentam algum tipo de restrição financeira. Entre os negócios liderados por homens, esse índice sobe para 20%.

Além da inadimplência reduzida, o estudo também analisou o score PJ (pessoa jurídica), indicador que mede a probabilidade de uma empresa honrar suas obrigações. As empresas comandadas por mulheres se concentram com mais frequência nas faixas intermediárias e de menor risco. No score PF (pessoa física), que avalia a reputação financeira das sócias, elas também apresentam vantagem: menor presença em faixas de alto risco e maior concentração nas pontuações mais elevadas.

Para o empresário Flávio Hideo Mikami, empresário e CEO do Grupo 365, o desempenho das mulheres no comando de empresas não surpreende. “Isso reforça algo que já vínhamos observando na prática. A mulher empreendedora tende a ter uma gestão mais cautelosa, planejada e focada na sustentabilidade do negócio. Elas têm uma maior capacidade de manter as finanças em dia, de negociar melhor e priorizar a credibilidade no mercado”, salienta.

O empresário ressalta que essa maturidade na gestão não surge por acaso. “Muitas vezes, isso é reflexo das barreiras que as mulheres enfrentam para acessar crédito. Por terem mais obstáculos, acabam se preparando mais, estudando mais e gerenciando os negócios com ainda mais prudência”, analisa.

Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA

Veja Mais

Camex autoriza uso de fundo para baratear querosene de aviação

Publicado em 01 de Dezembro de 2025 ás 11h 31min


Nasa financia projeto para a construção de casas de vidro na Lua

Publicado em 01 de Dezembro de 2025 ás 09h 32min


Reforma do crédito habitacional pode redefinir acesso ao financiamento

Publicado em 01 de Dezembro de 2025 ás 07h 32min


Jornal Online

Edição nº1685 - 29/11a01/12/2025