Noticias
EMPRESAS: Prazo para entrega da Rais vai até o dia 17 de abril
Parte das empresas privadas já enviou informações pelo eSocial
11 de Março de 2020 as 06h 30min
Foto: Divulgação
DA REPORTAGEM
Agência Brasil
Vai até o dia 17 de abril o período para entrega da declaração da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2019. Neste ano, a novidade é que parte das empresas do setor privado já enviou as informações pelo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) ao longo do ano passado e elas estarão desobrigadas de um novo envio. O prazo final para declaração é 17 de abril.
A partir deste ano, as empresas que já tinham a obrigação de enviar os dados de remuneração dos seus trabalhadores relativos ao ano base completo de 2019 (grupos 1 e 2 do eSocial) não precisarão usar o sistema específico da Rais. Para as demais empresas, órgãos públicos e entidades internacionais (grupos 3, 4, 5 e 6 do eSocial), fica mantida a obrigação de envio da Rais.
O Ministério da Economia destacou que a Rais é fonte de informação completa sobre empregadores e trabalhadores formais no Brasil, com dados como o número de empresas, em quais municípios estão localizadas, o ramo de atividade e a quantidade de empregados.
A Rais também informa quem são os trabalhadores brasileiros, em que ocupações estão, quanto ganham e qual o tipo de vínculo que possuem com as empresas. Para o caso das empresas desobrigadas, tais informações serão captadas por meio do eSocial.
O ministério lembra ainda que a declaração das informações da Rais, inclusive via eSocial, é de extrema importância para trabalhadores, empregadores e para o governo, pois o trabalhador que não estiver cadastrado na Rais não terá como sacar o Abono Salarial e o Seguro-Desemprego, e poderá ser prejudicado na contagem de tempo para a aposentadoria e outros direitos trabalhistas.
Veja Mais
Luverdense tenta conquistar título inédito no Estádio Passo das Emas
Publicado em 07 de Março de 2026 ás 08h 00min
Oriente Médio: conflitos pressionam agro
Publicado em 07 de Março de 2026 ás 06h 02min
Dilmar assume CCJR após disputa interna na ALMT
Publicado em 07 de Março de 2026 ás 04h 04min
