Noticias
Empresas vão poder abater dívidas se conectarem faculdades à internet
18 de Fevereiro de 2026 as 09h 06min
Há pelo menos 118 unidades com dificuldades de acesso, diz Anatel – Foto: Divulgação
Pelo menos 118 unidades de universidades públicas e institutos federais, com dificuldades de conectividade à internet, poderão ser beneficiadas por uma decisão do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
De forma inédita, os conselheiros da agência aprovaram que empresas prestadoras de serviços de telecomunicações, e que têm valor de multas somadas no valor de R$ 29 milhões, possam trocar os valores que devem por garantir conectividade para unidades de aprendizagem que estão em 39 instituições de ensino superior situadas em 72 municípios. As empresas multadas pela Anatel foram a Telefônica, a Claro, a Tim e a Sky.
O conselheiro Octavio Pieranti explicou à Agência Brasil que a decisão da Anatel determina que as prestadoras façam algo em substituição ao pagamento de multa. “Nesse caso específico, o que foi decidido é que elas devem conectar unidades à internet via rede da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, organização social que oferece estrutura de rede de internet às faculdades)”.
Ele explica que, se as empresas não quiserem cumprir essa obrigação, elas podem pedir para converter essa obrigação em multa e aí abrem mão de um desconto previsto (5%). O conselheiro da Anatel acrescenta que existem áreas isoladas que estão em campus universitário, mas sem acesso à rede.
“Com essa medida, a Anatel busca proporcionar a conexão também dessas unidades mais afastadas ou desses espaços que, por algum motivo, ainda não estejam participando dessa rede da RNP com internet de alta velocidade e serviços de integração acadêmica”, afirmou Peiranti, que foi autor da proposta aprovada por todos os conselheiros.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
Antonio Galvan deixa DC após impasse sobre disputa ao Senado
Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 ás 10h 22min
Alerta: 80% dos focos do mosquito da dengue estão dentro das residências em Sinop
Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 ás 09h 22min
CRM aponta ilegalidade em decretos que vedam a emissão de atestados
Publicado em 18 de Fevereiro de 2026 ás 08h 21min
