Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 13 de Novembro de 2025

Noticias

Em Sinop, colchões pneumáticos melhoram qualidade de vida de pacientes acamados

13 de Novembro de 2025 as 10h 45min

Equipamentos reduzem feridas e promovem conforto e segurança para pacientes com mobilidade reduzida – Foto: Divulgação

Desde outubro de 2024, a Secretaria de Saúde de Sinop tem fortalecido o cuidado domiciliar de pacientes acamados com a entrega de colchões pneumáticos. A iniciativa, coordenada pelo Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), tem como objetivo garantir mais conforto, segurança e qualidade de vida às pessoas com mobilidade reduzida e em tratamento prolongado.

Os colchões pneumáticos são equipamentos desenvolvidos para prevenir lesões por pressão, conhecidas como escaras, comuns em pacientes que permanecem longos períodos deitados. O sistema de ar alternado distribui o peso de forma equilibrada, melhora a circulação sanguínea e reduz significativamente o risco de feridas.

A entrega dos equipamentos é feita diretamente nas residências dos pacientes que recebem indicação médica, com acompanhamento técnico e orientação de uso pela equipe do DAF. O atendimento é feito por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que identificam os casos e encaminham ao departamento responsável.

A diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica, Ana Paula Muller, explicou que a ação tem caráter permanente e foi planejada para oferecer uma atenção mais humanizada e eficiente aos pacientes domiciliados. “Essa é uma ação desenvolvida desde outubro de 2024, por meio do Departamento da Assistência Farmacêutica, que visa a entrega desses colchões pneumáticos aos pacientes que são acamados ou com dificuldade de locomoção. Até o momento, já foram entregues 58 colchões, e além da entrega, há o acompanhamento feito pelo departamento. O principal benefício é evitar feridas, especialmente as escaras, muito comuns em pessoas que permanecem longos períodos deitadas”, afirmou.

Entre os beneficiados da entrega está Alexina Gonçalves, de 82 anos, que foi uma das primeiras pacientes a receber o colchão. A idosa vive com a filha, Maria Aparecida Martins, que relatou como a saúde da mãe foi impactada positivamente pelo uso do equipamento. “Ela era saudável, andava, cozinhava e fazia tudo sozinha. Quando meu pai ficou doente e faleceu, ela recebeu a notícia e, depois de alguns dias, começou a apresentar confusão mental e não me reconhecer mais. Desde então, parou de andar. Foram mais de 60 anos de casamento e o emocional dela foi muito abalado com a perda. Isso aconteceu há quatro anos”, contou Maria Aparecida.

A filha explicou que, após esse período, a mãe ficou totalmente acamada e passou a apresentar feridas na pele. O contato da equipe de saúde com a família resultou na oferta do colchão pneumático, que trouxe uma mudança significativa na recuperação da idosa. “Recebemos a orientação da equipe de saúde sobre os benefícios do colchão. Quando recebemos o colchão, ela estava com feridas abertas nos pés. Em cerca de 20 dias, já vimos a diferença e logo as feridas cicatrizaram. Hoje ela não tem nenhuma lesão no corpo. Esse colchão é excelente”, afirmou.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Força Tática prende suspeito por tentativa de feminicídio em Nova Mutum

Publicado em 13 de Novembro de 2025 ás 11h 45min


Ranking aponta Sorriso como destaque em saúde pública

Publicado em 13 de Novembro de 2025 ás 09h 44min


Conselho do FGTS eleva teto de imóveis do Minha Casa Minha Vida

Publicado em 13 de Novembro de 2025 ás 08h 43min


Jornal Online

Edição nº1674- 13/11/2025