Noticias
ENEM 2022: o que levar, o que costuma cair na prova e dicas para redação nota mil
09 de Novembro de 2022 as 05h 00min

Quase 3,4 milhões de candidatos estão inscritos para fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2002. Assim como em outros anos, as provas serão aplicadas em dois domingos: dias 13 e 20 de novembro.
Confira todas as informações que os estudantes precisam saber sobre o exame, como datas, horários, o que pode e o que não pode levar e dicas sobre o conteúdo das provas e a redação
Tanto a versão impressa quanto a digital do Enem serão aplicadas nos mesmos dias: 13 de novembro (domingo), com 45 questões de linguagens (40 de língua portuguesa e 5 de inglês ou espanhol); 45 questões de ciências humanas; e redação; em 20 de novembro (domingo), 45 questões de matemática; e 45 questões de ciências da natureza.
Veja os horários de aplicação: abertura dos portões: 11h; fechamento dos portões: 12h; início das provas: 12h30; término das provas no 1º dia: 18h; término das provas no 2º dia: 17h30.
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova. Atenção: O Enem digital não é feito de casa, mas no local indicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com os mesmos horários e regras da aplicação tradicional.
LOCAIS DE PROVA
O local do exame consta do Cartão de Confirmação da Inscrição de cada participante, que pode ser acessado em https://enem.inep.gov.br/participante/. A orientação do Inep é chegar às 11h no local de prova. O documento também traz dados como: idioma escolhido para a prova de língua estrangeira (inglês ou espanhol), datas do exame e solicitações de atendimento especializado (como adaptações para pessoas com deficiência). O Inep recomenda que o candidato imprima o "cartão" e o leve no dia do Enem, mas isso não é obrigatório.
O QUE LEVAR
RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos); álcool em gel; máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados); caneta esferográfica preta fabricada em material transparente; cartão de confirmação de inscrição; lanche; e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo).
Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e RG Digital.
Atenção: O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal - capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
O QUE NÃO PODE
Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado; qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens; óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros; bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas. A partir das 12h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.
O candidato que perder um dos dias de prova do Enem, por motivo previsto no edital, poderá pedir reaplicação do exame para fazer as provas - exclusivamente do dia perdido - em uma nova data a ser divulgada pelo Inep.
O pedido deve ser feito em até cinco dias uteis após o último dia de aplicação. As solicitações serão julgadas individualmente pelo Inep. O direito à reaplicação é válido somente em certas situações, como em caso de doenças infectocontagiosas (como tuberculose, sarampo e covid-19), que precisarão ser comprovadas pelos candidatos.
COMO SÃO AS PROVAS
No primeiro dia, além da redação, os candidatos respondem a 45 questões de múltipla escola de linguagens e outras 45 de ciências humanas. Nas provas de ciências humanas, os assuntos que aparecem todo ano no Enem são História da época do Brasil Colônia, geografia agrária e filosofia moderna. Veja aqui mais tópicos na prova de ciências humanas.
No segundo dia, os candidatos respondem a 45 questões de matemática e outras 45 de ciências da natureza.
VALE A PENA CHUTAR?
As questões são corrigidas usando um modelo matemático chamado de Teoria de Resposta ao Item (TRI). A prova é preparada com perguntas pré-classificadas como fáceis, médias e difíceis. O esperado é que o candidato tenha um desempenho melhor nas mais simples. A TRI faz uma análise estatística, "antichute", para calcular uma nota final que indique se houve coerência nas respostas.
Um exemplo: supondo que haja, no Enem, uma questão sobre quanto é 3 vezes 2. O candidato erra e responde 5, em vez de 6. Outra pergunta pede que o aluno calcule a área de um retângulo cuja base meça 3 cm e a altura, 2 cm. Ele responde corretamente: 6 cm².
Pela TRI, mesmo acertando a pergunta mais difícil, o aluno faria menos pontos. Isso porque, se ele não conseguiu efetuar a multiplicação da primeira questão, não teria como saber a resposta da segunda. Ou seja: provavelmente, "chutou" a resposta.
REDAÇÃO
Saber as cinco competências exigidas na redação do Enem pode ser um trunfo valioso para garantir um bom desempenho e, quem sabe até a nota máxima de mil pontos. Cada competência vale 200 pontos e, em linhas gerais, avaliam o seguinte: Competência 1 - Domínio da modalidade formal da língua portuguesa. Competência 2 - Compreensão da proposta de redação, com o uso de conceitos de várias áreas de conhecimento, para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
Competência 3 - Organização e interpretação de informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. Competência 4 - Conhecimento de mecanismos linguísticos para construir uma argumentação. Competência 5 - Elaboração de uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Conheça o “fantasma”, novo drone militar da Boeing
Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 17h 31min
Encontro discute fortalecimento da infraestrutura de aeroportos em Sorriso
Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 16h 30min
Encontro discute fortalecimento da infraestrutura de aeroportos em Sorriso
Publicado em 25 de Setembro de 2025 ás 15h 30min