Noticias
ENEM: Inep anuncia cancelamento de uma questão
No Enem, não há um valor fixo para cada questão
19 de Novembro de 2019 as 13h 20min
Foto: Divulgação
Agência Brasil
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou hoje a anulação de uma questão da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Enem 2019. O Inep identificou que a questão anulada fez parte do Caderno de Questões Braile e Ledor da edição do Enem de 2018. O chamado "caderno Ledor" é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade.
A questão anulada consta no Caderno Azul como número 90; no Caderno Amarelo como 78; no Caderno Branco como 66; e no Caderno Rosa como 72.
No Enem, não há um valor fixo para cada questão. A pontuação varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item entre os participantes e, também, de acordo com o desempenho de cada estudante na própria prova. A correção segue chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Respeitando a comparabilidade garantida pela TRI, as questões que compõem as provas acessíveis podem sofrer ligeira alteração comparadas à prova de aplicação regular devido às especificidades deste público. As provas do Caderno Braile e Ledor, por exemplo, contém a descrição de gráficos, imagens, esquemas e outros recursos visuais. Além disso, questões que inviabilizam ou dificultam demasiadamente a compreensão por parte dos participantes com algum tipo de deficiência visual são substituídas.
Veja Mais
Mixto e Luverdense iniciam disputa pelo título em duelo de melhores campanhas
Publicado em 28 de Fevereiro de 2026 ás 12h 48min
Prefeitura constata furtos de fiação elétrica da rede de iluminação pública em Sinop
Publicado em 28 de Fevereiro de 2026 ás 10h 47min
Aplicação de adubo organomineral exige uma regulagem específica
Publicado em 28 de Fevereiro de 2026 ás 08h 46min
