Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 14 de Maio de 2025

Noticias

ENERGIA DA BOLÍVIA: Governo trata de projeto de construção de termelétrica e linha de transmissão para MT

Governo boliviano também demonstra interesse em parcerias para a indústria de cloreto de potássio

03 de Setembro de 2019 as 00h 00min

Governador Mauro Mendes ouve a apresentação dos bolivianos sobre energia elétrica - Foto por: Chritiano Antonucc

REDAÇÂO

Um aporte de energia elétrica poderá vir da Bolívia por Mato Grosso. Uma comitiva do governo boliviano e empresários esteve reunida nesta sexta-feira (30.08) com o governador do Estado, Mauro Mendes, para apresentar um projeto que visa à construção de uma indústria termelétrica na cidade de San Mathias, na Bolívia, e uma linha de transmissão até o município mato-grossense de Jauru (300 km de Cuiabá).

"O estreitamento de relações com o país vizinho é fundamental, pois não estamos isolados, estamos no centro da América Latina e precisamos utilizar isso em nosso favor. Qualquer projeto que seja para beneficiar a população de Mato Grosso terá o apoio do Governo", disse Mauro Mendes.

Inicialmente, o projeto é de fornecimento de 60Mw para o Estado, mas pode chegar até a 90Mw. Além da energia elétrica, os bolivianos também têm interesse em fornecer a Mato Grosso minerais como o cloreto de potássio, muito utilizado na agricultura.

Estes minerais são extraídos no Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo. Uma comitiva do Governo mato-grossense deve visitar a indústria ainda em setembro.

“A Bolívia é um país que tem grandes fontes de energia e minerais e muito interesse em trabalhar junto com Mato Grosso. O governo boliviano e os empresários veem o potencial do Estado, que é próspero, rico e tem muito que crescer nos próximos anos”, explicou César Miranda, secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico.

Veja Mais

Parque Florestal de Sinop é fechado por 60 dias para análises após mortes de macacos

Publicado em 14 de Maio de 2025 ás 16h 11min


Saúde divulga balanço do Dia D de Vacinação: 1.514 doses aplicadas em Sinop

Publicado em 14 de Maio de 2025 ás 14h 39min


Soluções de alto desempenho são destaques no Cotton Day

Publicado em 14 de Maio de 2025 ás 13h 38min


Jornal Online

Edição nº1544 - 14/05/2025