Noticias
Energia elétrica ineficiente trava os investimentos de armazenagem
07 de Fevereiro de 2023 as 08h 06min

Agricultores estão insatisfeitos com o fornecimento de energia elétrica às propriedades rurais. A capacidade de quilowatt-hora (kwh) insuficiente, somada a falta de manutenção na rede em alguns trechos e as constantes oscilações, tem inviabilizado investimentos de armazenagem.
Em Nobres, onde as lavouras de soja ocupam pouco mais de 50 mil hectares, a situação da rede elétrica preocupa os produtores, que sentem dificuldades até mesmo para emitir uma simples nota na internet.
“Nossa energia aqui é uma energia monofásica. Uma energia limitada e para você movimentar, girar um armazém e secador são motores grandes e essa energia é inviável. A gente ainda tem os problemas de cortes, principalmente no início do período chuvoso. É corte toda hora, duas a três vezes por dia, e fica todo mundo parado”, comenta o agricultor Dejair Roberto Liu.
Segundo Liu, os constantes cortes de energia dificultam ainda a emissão de notas na internet, o que acaba pesando ainda mais no bolso quando se trata do transporte da produção.
“Agora na época da colheita o que acontece, nós precisamos emitir a nota na internet e se não tem a energia, não emite a nota. O custo de um caminhão é caro. Agora você imagina um caminhão ficar aqui na lavoura parado sem condição de você emitir a nota, porque se você chegar no armazém não recebe o produto porque não tem a nota, atrasa até a colheita. Toda vez que falta energia é um transtorno”, afirma Liu.
Na avaliação do produtor Walter Scharf, que nesta safra 2022/23 semeou na propriedade da família 1,4 mil hectares de soja, a distribuição de energia elétrica não acompanhou a evolução do campo.
“Você vê cada vez menos área de pasto e mais área de agricultura e a energia continua a mesma rede que era antigamente. Hoje, a gente não tem energia para armazém aqui nem que queira. Qualquer oscilação que dá em questão climática, qualquer vento, qualquer coisa a gente já fica sem energia por aqui. Se fosse uma rede trifásica pelo menos eu entendo que teria mais estabilidade”, diz Scharf.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Egito Antigo: cidade perdida revela segredos do passado
Publicado em 07 de Julho de 2025 ás 07h 16min
Estudo identifica 142 empresários do agro envolvidos em tentativa de golpe
Publicado em 07 de Julho de 2025 ás 05h 15min
Inscrições abertas para o Prêmio Cidades Inovadoras
Publicado em 06 de Julho de 2025 ás 11h 17min