Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 24 de Novembro de 2025

Noticias

Energia elétrica ineficiente trava os investimentos de armazenagem

07 de Fevereiro de 2023 as 08h 06min

Produtores cobram melhorias – Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural

Agricultores estão insatisfeitos com o fornecimento de energia elétrica às propriedades rurais. A capacidade de quilowatt-hora (kwh) insuficiente, somada a falta de manutenção na rede em alguns trechos e as constantes oscilações, tem inviabilizado investimentos de armazenagem.

Em Nobres, onde as lavouras de soja ocupam pouco mais de 50 mil hectares, a situação da rede elétrica preocupa os produtores, que sentem dificuldades até mesmo para emitir uma simples nota na internet.

“Nossa energia aqui é uma energia monofásica. Uma energia limitada e para você movimentar, girar um armazém e secador são motores grandes e essa energia é inviável. A gente ainda tem os problemas de cortes, principalmente no início do período chuvoso. É corte toda hora, duas a três vezes por dia, e fica todo mundo parado”, comenta o agricultor Dejair Roberto Liu.

Segundo Liu, os constantes cortes de energia dificultam ainda a emissão de notas na internet, o que acaba pesando ainda mais no bolso quando se trata do transporte da produção.

“Agora na época da colheita o que acontece, nós precisamos emitir a nota na internet e se não tem a energia, não emite a nota. O custo de um caminhão é caro. Agora você imagina um caminhão ficar aqui na lavoura parado sem condição de você emitir a nota, porque se você chegar no armazém não recebe o produto porque não tem a nota, atrasa até a colheita. Toda vez que falta energia é um transtorno”, afirma Liu.

Na avaliação do produtor Walter Scharf, que nesta safra 2022/23 semeou na propriedade da família 1,4 mil hectares de soja, a distribuição de energia elétrica não acompanhou a evolução do campo.

“Você vê cada vez menos área de pasto e mais área de agricultura e a energia continua a mesma rede que era antigamente. Hoje, a gente não tem energia para armazém aqui nem que queira. Qualquer oscilação que dá em questão climática, qualquer vento, qualquer coisa a gente já fica sem energia por aqui. Se fosse uma rede trifásica pelo menos eu entendo que teria mais estabilidade”, diz Scharf.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Federação marca nova eleição para dezembro após meses de indefinição

Publicado em 24 de Novembro de 2025 ás 06h 35min


Apple é condenada a pagar multa de R$ 3,35 bilhões por causa do Apple Watch

Publicado em 23 de Novembro de 2025 ás 12h 41min


Plantadeiras determinam a qualidade da safra

Publicado em 23 de Novembro de 2025 ás 10h 38min


Jornal Online

Edição nº1680 - 22a24/11/2025