Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 21 de Dezembro de 2024

Noticias

Energia renovável pode ajudar consumidores a economizarem

20 de Dezembro de 2024 as 10h 25min

Valor da tarifa mato-grossense fica à frente de distribuidoras de estados como PR, MG, BA, PE, GO e CE – Foto: Divulgação

O valor da energia elétrica sofreu neste ano reajustes e até acionamento da bandeira vermelha – a mais alta, fazendo com que muitos consumidores residenciais tivessem que lidar com o crescimento das tarifas.

Um exemplo desse cenário é vivido pelos mato-grossenses, que pagam a segunda conta de energia mais cara do Centro-Oeste, somente atrás dos moradores do Mato Grosso do Sul.

Segundo os dados mais recentes do ranking da tarifa residencial, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o último reajuste nas tarifas da distribuidora local fez o preço da energia consumida por kWh (quilowatt-hora) no Mato Grosso chegar a R$ 0,84. Na região Centro-Oeste, o valor só fica abaixo do reajuste tarifário do estado do Mato Grosso do Sul, que chegou a R$ 0,87.

Ainda de acordo com as informações da Aneel, no cenário nacional, o Mato Grosso apresenta a 18ª energia mais cara do País, com a tarifa da distribuidora local ficando à frente de estados como Paraná, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás e Ceará. 

O encarecimento da tarifa ocorre devido a um conjunto de fatores, incluindo a geração, transmissão e distribuição, além de encargos setoriais e tributos.

Neste cenário, consumidores residenciais têm buscado formas para economizar mais na conta de luz, uma vez que, de acordo com uma pesquisa da plataforma Cupom Livre, 25% de todo o orçamento das famílias brasileiras é destinado ao pagamento dessa despesa.

Uma alternativa para diminuir esses altos custos é a energia renovável, que possibilita o acesso a uma fonte de geração limpa que também é mais acessível.

Para contribuir com a diminuição das contas de luz, a Serena, empresa global e uma das principais companhias de energia solar e eólica para empresas e residências, tem proporcionado mais economia para pequenos negócios e consumidores residenciais.

Com a chamada Geração Distribuída, consumidores formam parcerias com geradores, como a Serena, que abastecem a rede com usinas de energia limpa e renovável, instaladas na região de sua localidade e integradas à rede de distribuição.

A geração dessas usinas é convertida em desconto de até 18% na conta de luz dos mato-grossenses, já que essa energia é entregue diretamente para a distribuidora local. A contratação é totalmente digital, por meio da plataforma da Serena tanto para casas, quanto comércios. 

“A energia limpa e acessível para o maior número de pessoas e empresas, gerando mais economia, já é uma realidade para milhares de consumidores. Na Serena, contamos com uma plataforma digital, que garante a contração de forma simples e com desconto na conta de luz de todos os meses, sem burocracia, proporcionando a consumidores residenciais e pequenos empreendedores ganhos econômicos que podem ser direcionados para a expansão de seus negócios. Além disso, ao integrar a Comunidade Serena, nossos clientes podem reduzir ainda mais, ou até zerar, suas contas de luz, indicando nossos serviços para familiares, amigos e funcionários”, afirma Cícero Lima, Diretor de Retail e Marketing da Serena.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Mais de 3,3 mil motoristas foram presos por embriaguez ao volante

Publicado em 21 de Dezembro de 2024 ás 09h 46min


Por que o carro puxa para o lado quando se pisa no freio?

Publicado em 21 de Dezembro de 2024 ás 07h 45min


Empregos na indústria crescem 89% entre os anos de 2002 e 2021

Publicado em 21 de Dezembro de 2024 ás 05h 43min


Jornal Online

Edição nº1450 21/12/2024