Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Segunda Feira, 07 de Julho de 2025

Noticias

Engenharia de Computação: setor de tecnologia e a alta demanda por profissionais

07 de Fevereiro de 2023 as 17h 55min

Alunos desenvolvendo drones – Foto: Arquivo pessoal

A Tecnologia da Informação (TI) tem sido uma das áreas mais promissoras no mercado atual. A democratização da informação proposta pela Rede Mundial de Computadores e a Web iniciou este processo em larga escala.

Nomes como os de Bill Gates e Steve Jobs são tão conhecidos como os renomados físicos e cientistas do Século passado (tais como Albert Einstein e Stephen Hawking).

Os jovens promissores (também conhecidos como nerds) que empreendiam em garagens residenciais se tornaram nomes renomados e mundialmente conhecidos, pois proporcionaram à humanidade uma avalanche de produtos tecnológicos que trouxeram maior comunicação, acesso à informação e comodidade.

Com apenas uma turma iniciada, o curso de Engenharia de Computação da Faculdade Fastech já tem buscado mergulhar seus acadêmicos no desenvolvimento prático de soluções autônomas que poderão vir a contribuir com o Agronegócio local, desenvolvendo Drones, Veículos Aéreos não Tripulados (VANTs), entre outras soluções. A proposta é que estes equipamentos consigam realizar mapeamentos de solo, aplicação de insumos agrícolas e até mesmo a vigilância no setor da pecuária.

“Cumprindo com a versatilidade de um Engenheiro da Computação, a proposta é que nossos acadêmicos sejam capazes de desenvolver soluções Web, Aplicativos para dispositivos móveis, automação industrial e de Redes de Computadores. Tudo isto para que possamos contribuir com a demanda exigida pelo mercado atual”, explica o coordenador Wellynton Diniz.

UM POUCO DE HISTÓRIA

Após o surgimento da Web, proposta por Tim Berners-Lee em 1991, o setor de TI foi impulsionado e desde então foi abraçado pela indústria, comércio e até mesmo pela agricultura no mundo inteiro. Entretanto, para que esta escalada tecnológica seja suportada, houve a necessidade de milhares de profissionais de TI. O problema é que existe uma demanda muito elevada por estes profissionais e a oferta (que acontece através da formação destes) não tem sido suficiente.

De acordo com a Revista Forbes, a cada ano, 100 mil vagas não são preenchidas nesse mercado de TI. No Brasil, todos os anos, as empresas abrem 150 mil novos cargos nesta área, mas apenas 50 mil pessoas têm o perfil para a vaga.

MERCADO DE TRABALHO

Esta equação tem elevado os salários dos profissionais de TI, em uma relação bem conhecida entre oferta e demanda. Em muitos casos, jovens profissionais conseguem salários que variam entre R$ 7 mil e R$ 18 mil.

Diante disso, a Faculdade Fastech trouxe para a região do Médio Norte de Mato Grosso o curso de Engenharia de Computação. “É um dos mais versáteis na área de tecnologia. O profissional poderá trabalhar projetando computadores, sistemas digitais, projetos de automação industrial, aplicativos e até robôs”, completa Diniz.

Com a duração de cinco anos, a grade curricular do curso é bastante completa, com disciplinas que vão desde cálculo, álgebra, física, linguagem de programação, desenvolvimento de softwares e até mesmo robótica.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Egito Antigo: cidade perdida revela segredos do passado

Publicado em 07 de Julho de 2025 ás 07h 16min


Estudo identifica 142 empresários do agro envolvidos em tentativa de golpe

Publicado em 07 de Julho de 2025 ás 05h 15min


Inscrições abertas para o Prêmio Cidades Inovadoras

Publicado em 06 de Julho de 2025 ás 11h 17min


Jornal Online

Edição nº1582 - 05/07/2025