Noticias
ENGENHARIA ECONÔMICA: CGE participa de curso promovido pelo Tribunal de Contas sobre atuação em concessões e PPPs
24 de Dezembro de 2019 as 11h 00min

Assessoria/TCE-MT
A meta do treinamento foi o aperfeiçoamento do conhecimento do corpo técnico responsável pela atuação em concessões e parcerias público-privadas privadas (PPPs), no que se refere aos aspectos financeiros e à viabilidade econômica
Juliene Leite | CGE-MT
Treinamento Especializado sobre Engenharia Econômica foi realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT)
Com o objetivo de aprimorar e fortalecer os trabalhos da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), especificamente, no âmbito de auditoria e controle preventivo, os auditores do órgão de controle interno do Governo de Mato Grosso participaram, neste mês de dezembro, do Treinamento Especializado sobre Engenharia Econômica I e II, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT).
A meta do treinamento foi o aperfeiçoamento do conhecimento do corpo técnico responsável pela atuação nos processos de concessões e parcerias públicas e privadas (PPPs), no que se refere aos aspectos financeiros e à viabilidade econômica.
No que concerne à Controladoria, o auditor da CGE Christian Pizzato de Moura menciona os métodos apresentados podem contribuir na melhoria da apuração e otimização as análises, avalições e orientações dos trabalhos de auditoria e controle feitas para o Poder Executivo Estadual.
“O poder público pode alcançar o objetivo na concessão de serviços e exploração de bens oferecendo preços de forma a remunerar de forma justa o capital empregado, bem como, identificando se existe viabilidade econômica até mesmo para a Administração executar obras diretamente”, argumenta o auditor.
A metodologia permite, por suas ferramentas, fazer uma análise do cenário, prever riscos e fazer comparações de alternativas. “Em resumo, emprega-se a engenharia econômica para avaliar a partir da comparação de alternativas qual a melhor opção para a realização de investimento, mediante licitação pela Lei nº 8.666/1993 ou concessão ou parceria pública e privada para alcançar investimento privado, com respectiva exploração”, explica Pizzato.
Os métodos da engenharia econômica podem ser aplicados para analisar e avaliar, a título de exemplo, concessões de rodovias e renovação de concessão de serviços públicos, como de transporte público. O curso foi ministrado pelos professores Edson de Oliveira Pamplona e José Arnaldo Barro Montevechi, da Universidade Federal de Itajubá (MG).
Além de Pizzato, participaram do treinamento oa auditores do Estado: Paulo Farias Nazareth Netto, Renan José Duarte Batista, Silvio Leite de Barros Filho e Marcelo Henrique da Silva Soares.
Veja Mais
Carretas se envolvem em acidente na BR-163 em Sinop
Publicado em 11 de Julho de 2025 ás 16h 26min
Computador feito à base de neurônios humanos já está à venda
Publicado em 11 de Julho de 2025 ás 14h 54min
Desejo de Arias de atuar na Europa deixa Fluminense em encruzilhada
Publicado em 11 de Julho de 2025 ás 13h 55min