Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 21 de Agosto de 2026

Noticias

Entenda como grupo preso em operação do Gaeco extorquia comerciantes de Sinop

25 de Março de 2026 as 16h 37min

Dinheiro em espécie e arma apreendida pelo Gaeco durante o cumprimento da operação — Foto: MPMT

Um grupo de sete suspeitos foi preso terça (24) envolvidos com uma organização criminosa que extorquia comerciantes de Sinop, em troca de uma suposta proteção, o que ficou caracterizado como "caixinha do comando". A ação foi cumprida durante a Operação Fatura Final, com apoio da Polícia Militar.

Quatro mandados de busca e apreensão também foram cumpridos, assim como três mandados de buscas na Penitenciária Central do Estado (PCE), contra investigados que, mesmo presos, continuavam atuando na facção.

A investigação aponta que o grupo promovia extorsões, práticas violentas de ameaças, mediação de conflitos privados e imposição de “sentenças” por meio do chamado Tribunal do Crime, que eram determinadas por lideranças da organização.

Toda a ação do grupo era para exigir dos comerciantes locais um pagamento em troca de uma suposta proteção, o que ficou conhecido como "caixinha do comando", segundo o Gaeco. O grupo mantinha uma estrutura organizada com divisão clara de tarefas entre os membros, como gerentes, disciplinadores, executores, operadores financeiros e intermediadores de conflitos.

Os suspeitos coagiam vítimas, arbitravam disputas privadas mediante graves ameaças e determinavam punições impostas pela facção, inclusive com a participação de membros custodiados, que, mesmo presos em unidades prisionais, continuavam a dar ordens.

Durante as investigações, os policiais tiveram acesso a diversos conteúdos que demonstram a forma de atuação dos criminosos, sempre baseada em ameaças e violência contra as vítimas.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

133 prefeitos assinam carta de apoio à reeleição de Pivetta

Publicado em 21 de Agosto de 2026 ás 11h 50min


Chapa de Carlos Fávaro enfrenta denúncia contra segunda suplente

Publicado em 21 de Agosto de 2026 ás 10h 48min


CPI da Saúde ouve empresários e recebe silêncio em 261 perguntas

Publicado em 21 de Agosto de 2026 ás 09h 47min


Jornal Online

Edição nº1867 - 21/08/2026