Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 15 de Setembro de 2026

Noticias

Entenda impacto na economia e o consumo dos brasileiros

28 de Março de 2024 as 08h 12min

Redução da taxa Selic é estímulo para atividade macroeconômica – Foto: Divulgação

Nos últimos dias a imprensa veiculou inúmeras notícias que mostram uma infinidade de números sobre a economia brasileira, mais empregos, maior consumo. O Ministério do Trabalho anunciou, por exemplo, que o mês de janeiro registrou saldo positivo de 180.395 empregos com carteira assinada.

Foram 2.067.817 admissões, que representaram crescimento de 0,39% em relação ao número de empregos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) de dezembro de 2023. Mas como explicar o ressurgimento de investimentos e de empregos no Brasil?

“Emprego é a principal engrenagem da economia. Com mais dinheiro no bolso o brasileiro endividado paga suas contas e reestabelece o crédito. Quem não está endividado passa a consumir mais. Com mais consumo, a indústria e o varejo contratam mais, criando um cenário para reestabelecermos o círculo virtuoso da economia”, explica Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, que analisa o cenário macroeconômico.

O aumento do consumo, conforme apontou Meirelles, é registrado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Estudo da entidade mostra que, em janeiro, o consumo nos lares brasileiros subiu 1,2% em comparação com o mesmo período de 2023.

A cesta de produtos da Abras, com 35 itens de amplo consumo, custava R$ 732,69 em janeiro, 2,9% a menos do que a de janeiro do ano passado.

Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil

Veja Mais

Sete municípios compartilham práticas que ajudam a transformar a educação pública

Publicado em 15 de Setembro de 2026 ás 08h 08min


Carreta Imuniza realiza vacinação nas UBS Centro e Santa Marta em Guarantã

Publicado em 15 de Setembro de 2026 ás 07h 48min


Dra. Natasha defende protocolo contra feminicídio no estado

Publicado em 15 de Setembro de 2026 ás 05h 47min


Jornal Online

Edição nº1884 - 15/09/2026