Noticias
Entidades comemoram PIB, mas alertam para possível pressão inflacionária
05 de Dezembro de 2024 as 07h 38min
Fiesp, Firjan e Febraban citam crescimento de vários setores – Foto: DivulgaçãoO crescimento do setor de serviços (0,9%), da indústria (0,6%), e da agropecuária (0,9%) foram aspectos positivos apontados por entidades empresariais do país diante do anúncio de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), em 0,9% no trimestre, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
As federações da indústria de São Paulo (Fiesp) e do Rio de Janeiro (Firjan), assim como a Federação Nacional dos Bancos (Febraban), divulgaram notas à imprensa nas quais citam como relevantes o crescimento, destacaram os vários setores da economia em crescimento – demanda doméstica, dinamismo do mercado de trabalho e crescimento do crédito.
“Outro fator importante que contribuiu para o último PIB trimestral foram os investimentos, que mostram recuperação ao longo do ano. Com isso, a relação investimentos/PIB também segue em trajetória de alta”, ressaltou, em nota, Isaac Sidney, o presidente da Febraban.
A Firjan citou a quarta alta consecutiva do investimento (+2,1%), o que eleva a taxa para 17,6% do PIB. “No entanto, a federação pontua que essa taxa permanece abaixo dos 21% observados entre 2010 e 2013, bem como da média dos países emergentes, de 32%, revelando que o Brasil ainda precisa sustentar esse nível de crescimento por um longo período até atingir o patamar registrado em 2013”, alerta a entidade do Rio de Janeiro.
Apesar do destaque ao quadro positivo, a Fiesp aponta que o cenário atual aponta para uma desaceleração do ritmo de crescimento da economia brasileira em 2025. “O maior aperto das condições financeiras somado ao menor impulso fiscal à frente e ao cenário externo mais desafiador tende a limitar o ritmo de expansão da atividade, sobretudo dos setores mais cíclicos”.
Fonte: DA REPORTAGEM - Agência Brasil
Veja Mais
BNDES calcula ter mobilizado R$ 25,7 bi para reconstrução do RS
Publicado em 26 de Dezembro de 2024 ás 07h 01min
Vacina contra o câncer chega em 2025 na Rússia
Publicado em 26 de Dezembro de 2024 ás 05h 58min
3 praias no Médio Teles Pires estão impróprias para o banho
Publicado em 26 de Dezembro de 2024 ás 05h 08min