Noticias
Entrada de fertilizantes quase dobra em quatro anos
03 de Dezembro de 2025 as 08h 48min
Porta de entrada reforça papel estratégico na logística agrícola brasileira – Foto: Divulgação
A movimentação de adubos e fertilizantes pelos portos do Arco Norte praticamente dobrou nos últimos quatro anos, consolidando a região como uma das principais rotas de entrada de insumos agrícolas do país. De acordo com o Boletim Logístico de novembro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o volume internalizado passou de 3,54 milhões de toneladas entre janeiro e outubro de 2021 para 7,01 milhões de toneladas no mesmo período de 2025, um crescimento de 98%.
Segundo o superintendente de Logística Operacional da Conab, Thomé Guth, o avanço está diretamente ligado ao aumento das exportações de milho e soja pelos portos da região. O uso do frete de retorno — que aproveita o transporte de volta dos navios após o escoamento de grãos — tem sido decisivo para reduzir custos logísticos e otimizar o fluxo de cargas.
“A maior participação dos portos do Arco Norte nas exportações agrícolas explica esse crescimento, já que o frete de retorno contribui para baratear a operação logística”, destacou Guth.
Mesmo com a forte expansão, o porto de Paranaguá (PR) ainda lidera o recebimento nacional de adubos e fertilizantes, com 9,45 milhões de toneladas importadas entre janeiro e outubro — o equivalente a 24,64% do total nacional.
No entanto, a diferença entre Paranaguá e o Arco Norte vem diminuindo rapidamente. Em 2021, o Arco Norte ocupava a terceira posição entre as principais rotas de entrada de insumos; hoje, já está em segundo lugar, reforçando sua relevância logística e sua proximidade com as grandes fronteiras agrícolas do país, como o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Anthropic acaba de arrecadar US$ 30 bilhões em investimentos
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 12h 26min
Criança de 3 anos sem capacete morre em acidente entre moto e caminhão em Cuiabá
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 10h 25min
Aplicação de adubo em taxa variável reduz desperdícios e pode elevar produtividade
Publicado em 15 de Fevereiro de 2026 ás 08h 24min
