Noticias
Entrada de fertilizantes quase dobra em quatro anos
03 de Dezembro de 2025 as 08h 48min
Porta de entrada reforça papel estratégico na logística agrícola brasileira – Foto: Divulgação
A movimentação de adubos e fertilizantes pelos portos do Arco Norte praticamente dobrou nos últimos quatro anos, consolidando a região como uma das principais rotas de entrada de insumos agrícolas do país. De acordo com o Boletim Logístico de novembro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o volume internalizado passou de 3,54 milhões de toneladas entre janeiro e outubro de 2021 para 7,01 milhões de toneladas no mesmo período de 2025, um crescimento de 98%.
Segundo o superintendente de Logística Operacional da Conab, Thomé Guth, o avanço está diretamente ligado ao aumento das exportações de milho e soja pelos portos da região. O uso do frete de retorno — que aproveita o transporte de volta dos navios após o escoamento de grãos — tem sido decisivo para reduzir custos logísticos e otimizar o fluxo de cargas.
“A maior participação dos portos do Arco Norte nas exportações agrícolas explica esse crescimento, já que o frete de retorno contribui para baratear a operação logística”, destacou Guth.
Mesmo com a forte expansão, o porto de Paranaguá (PR) ainda lidera o recebimento nacional de adubos e fertilizantes, com 9,45 milhões de toneladas importadas entre janeiro e outubro — o equivalente a 24,64% do total nacional.
No entanto, a diferença entre Paranaguá e o Arco Norte vem diminuindo rapidamente. Em 2021, o Arco Norte ocupava a terceira posição entre as principais rotas de entrada de insumos; hoje, já está em segundo lugar, reforçando sua relevância logística e sua proximidade com as grandes fronteiras agrícolas do país, como o Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
HR de Alta Floresta dobra o nº de leitos de UTI adulto
Publicado em 03 de Dezembro de 2025 ás 07h 46min
Usina conclui 2ª etapa de intervenções após MP denunciar risco de rompimento
Publicado em 03 de Dezembro de 2025 ás 06h 48min
Sensores e aplicativos elevam a precisão na dosagem de fertilizantes
Publicado em 03 de Dezembro de 2025 ás 05h 47min
