Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quinta Feira, 25 de Abril de 2024

Noticias

ENTREVISTA: Educação e as prioridades na pandemia

Érika Martha Walzé, coordenadora pedagógica da Colégio Adventista, fala desse novo momento

23 de Abril de 2021 as 12h 48min

As perdas existem e as dificuldades virão – Foto: Arquivo pessoal

MARCILENE MAZEROCHI

Acadêmica de Jornalismo

 

Érika Martha Walzé é uma coordenadora pedagógica que conquistou seu espaço na educação exercendo seu papel com maestria. Em entrevista especial à acadêmica de Jornalismo, Marcilene Mazerochi, ela revela os detalhes e desafios que a educação enfrenta durante a pandemia do novo coronavírus, e que ambiente escolar é necessário para crescimento o pessoal – reafirmando a importância do educador e aluno. Confira a abaixo a íntegra da entrevista.

 

DIÁRIO DO ESTADO: Nos conte como é a sua relação com a educação e como a sua carreira profissional iniciou

Érika Martha Walz: A educação sempre me chamou a atenção, sou encantada com a educação pois através dela, podemos mudar tudo a nossa volta nosso universo. A minha relação com a educação foi, quando eu entrei na escola como funcionária, senti um desejo de ser professora então fiz a faculdade de pedagogia. Passei por vários setores do colégio desde da zeladoria e se passaram 16 anos dedicados a educação e estou atualmente como coordenadora fundamental 2 ao ensino médio.

 

DE: Na sua concepção como as mães da atualidade estão conciliando trabalho e família

EM: Com deficiência.  Estão deixando de lado o que deveria ser prioridade: família.  A busca pelas coisas tem tirado o foco das mães sobre seus filhos, ocasionando conflitos, ausência de carinho e de atenção.

 

DE: Qual é sua maior dificuldade profissional nesta pandemia e como lida com isso

EM: Atender com eficiência as necessidades de cada aluno. O atendimento individual, o toque carinhoso no momento da aprendizagem é de extrema importância para o aluno. Proporciona confiança, motivação e segurança pra vencer dificuldades. É esse contato do professor com seu aluno que determina a eficácia ou não de um ensino produtivo e prazeroso.

 

DE: Qual o impacto da pandemia/quarentena no pensamento sobre a educação? 

EM: Perda de incentivo, motivação e da troca de experiências tão necessárias em sala de aula que aguça a curiosidade, ativa a competitividade, torna o ensino dinâmico e produtivo. As perdas existem, as dificuldades virão. O olhar clínico de cada educador deve estar voltado pra cada aluno com suas limitações e possibilidades.

 

DE: O tempo da quarentena pode transformar o papel dos pais na educação dos filhos? 

EM: Para alguns sim e para outros não.  Existem pais que vão sim conhecer os gostos, sonhos e as aptidões de seus filhos. Vão trocar experiências, ideias e planejar um futuro juntinhos. Já outros pais vão se incomodar com os risos, as brincadeiras, o choro de seus filhos. Não saberão como lidar com as emoções de seus filhos porque nunca se interessaram verdadeiramente por eles.

 

DE: Quais as mudanças mais profundas podem surgir na educação depois da pandemia?

EM: Alguns pais, conhecendo agora as dificuldades e as limitações de seus filhos, vão estar mais presentes pra ajudá-los em suas tarefas escolares. Em relação aos educadores, vão perceber que uma boa educação requer um bom planejamento e principalmente a motivação para ensinar, humildade pra aprender. Ser professor pede criatividade, dom para acolher cada aluno como se fosse único em sala de aula.

 

DE: Uma consequência positiva desta quarentena seria que as famílias passassem a participar mais da vida escolar dos filhos e a acompanhar mais os seus estudos. E.M: Com certeza. Quando isso acontece, as crianças se interessam mais pelo aprendizado.

 

DE: Qual é a importância do espaço escolar para o aprendizado? A presença física, o convívio social?

EM:  De extrema relevância.  É nesse espaço onde tudo acontece. Por isso que deve ser acolhedor, seguro e motivador.

 

DE: A educação se realiza no processo de ensino-aprendizado. Os alunos aprendem com os professores, mas também entre si. Essa é a regra. Pode haver exceções?

EM: O que pode ocorrer é o aluno levar uma bagagem ampla do seu ambiente familiar. Mas ainda assim, precisará do ambiente escolar pra expor e desenvolver todas as suas habilidades e conhecimentos.

 

DE: E por fim, qual é o papel do professor e se está sendo valorizado pelos familiares que são responsáveis pela educação de suas crianças, adolescentes e jovens?

EM: Finalmente, muitos estão reconhecendo a importância da figura do educador na vida de seus filhos.

Veja Mais

Em reunião, Nova Rota reforça que não haverá prejuízos para empresários em Sinop

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 06h 32min


A cronologia do caso de mãe e filho que mataram idosos

Publicado em 25 de Abril de 2024 ás 05h 29min


Cássio deve ir para o banco de reservas contra o Fluminense

Publicado em 24 de Abril de 2024 ás 18h 38min


Jornal Online

Edição nº1281 25/04/2024