Noticias
Escola municipal recebe melhorias do projeto Escola Transforma em Barra do Garças
14 de Dezembro de 2024 as 07h 49min
Invervenções em 30 escolas de 12 estados brasileiros – Foto: DivulgaçãoUm total de 270 crianças e adolescentes moradoras do município de Barra do Garças acabam de ganhar uma nova rotina de aprendizado com a chegada de espaços e equipamentos recém-inaugurados no Centro Municipal de Educação Básica Waldiza Rêgo Flores Lopes.
As melhorias foram entregues pelo Escola Transforma, realizado pelo Instituto Cuidare em parceria com a Nutrien Soluções Agrícolas. O objetivo do projeto é promover infraestrutura educacional com atenção especial a escolas rurais, quilombolas e indígenas.
As necessidades da instituição, que atende estudantes entre 6 e 14 anos do Ensino Fundamental I e II, foram identificadas junto à comunidade escolar e com apoio da Secretaria de Educação de Ribeirão Preto. Entre as melhorias, estão uma sala de leitura com 400 livros, uma horta e um parque novinho em folha.
O objetivo das intervenções é ampliar as possibilidades de aprendizado, reconhecendo o impacto significativo que um ambiente propício ao conhecimento tem no desempenho acadêmico e no bem-estar dos alunos.
Com foco no acesso à leitura, no direito ao brincar e na sustentabilidade como tema da vivência escolar, o projeto chama atenção para o fato de as escolas rurais serem a única opção possível de educação em inúmeras regiões do país. No cenário em que estão inseridas, faltam espaços de leitura e acesso à internet, o analfabetismo permanece elevado e as séries são frequentadas por estudantes fora da faixa etária convencional.
“Diante do cenário de tantas dificuldades na estrutura de escolas rurais, indígenas e quilombolas, e sabendo que elas representam, o Escola Transforma envolve o poder público, empresas privadas e sociedade organizada para mostrar como ações planejadas junto com as instituições de ensino podem fazer a diferença no desenvolvimento intelectual e social dos estudantes. A escola pública brasileira é compromisso de todos e, apenas através dela, podemos construir uma fundação sólida para futuras gerações”, defende a presidente do Instituto Cuidare, Kátia Rocha.
De acordo com a diretora Amanda Francisca Costa, os três novos espaços entregues pelo projeto oferecem materiais de qualidade e acolhimento, uma vez que a comunidade, por ser longe do centro, antes não contava com nenhum parquinho no bairro.
“No intervalo, as crianças estão fazendo fila para olhar na fechadura da porta da sala de leitura, com muita vontade de finalmente poder usá-la. Um espaço lúdico para brincadeiras é um incentivo principalmente para os nossos alunos do primeiro, segundo e terceiro ano, que já estão sendo alfabetizados na idade certa. Mais de 85% dos nossos alunos já estão lendo corretamente”, afirma Amanda.
Na visão de Rita Moreno, gerente sênior de sustentabilidade da Nutrien, contribuir para o desenvolvimento das escolas rurais é investir no futuro das comunidades onde a empresa atua.
“Ao financiar melhorias como salas de leitura, cozinhas, áreas de alimentação, parquinhos e hortas, buscamos oferecer um ambiente mais seguro e estimulante para as crianças, reafirmando nosso compromisso com a educação e o bem-estar das novas gerações”, assegura.
PROJETO
Em 2024, as entregas do Escola Transforma irão impactar a vivência escolar de 4.900 estudantes brasileiros matriculados em 30 escolas rurais de 12 estados do país.
O intuito do projeto é criar um ambiente acolhedor e inspirador a partir de diferentes melhorias na infraestrutura escolar e capacitação de professores. Com uma abordagem colaborativa, o projeto não apenas cria espaços de aprendizagem, mas também cultiva uma cultura de participação e engajamento.
Fonte: ASSESSORIA DE IMPRENSA
Veja Mais
Dois jovens são assassinados em locais distintos em Sinop
Publicado em 17 de Janeiro de 2025 ás 15h 49min
Sorriso: CRAS passam a atender em horário estendido a partir de segunda
Publicado em 17 de Janeiro de 2025 ás 14h 46min
Aston Martin planeja oferta de R$ 7 bilhões para ter Verstappen
Publicado em 17 de Janeiro de 2025 ás 13h 46min