Noticias
Escolas têm até 16 de outubro para confirmarem dados de matrículas no Sistema Educacenso
25 de Setembro de 2024 as 06h 39min
Informações devem ser verificadas por escolas federais, estaduais, municipais e privadas – Foto: DivulgaçãoO Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reabriu a plataforma do Sistema Educenso para que as escolas públicas e privadas confirmem ou retifiquem dados declarados, em maio deste ano, ao Censo Escolar 2024.
O prazo, que busca garantir que as escolas possam ajustar suas informações para refletir a realidade de seus estudantes, professores e da gestão escolar, vai até o dia 16 de outubro. O Censo Escolar é a ferramenta que permite conhecer a educação em todo o país.
O coordenador do Censo Escolar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Rodrigo Jacob, alerta que a importância da retificação e confirmação dos dados não pode ser subestimada, já que a divisão dos recursos para a educação é calculada com base no número de matrículas coletadas.
“As informações coletadas têm um caráter declaratório e devem ser registradas com precisão. Qualquer erro pode comprometer a distribuição de recursos federais, como aqueles destinados a livros didáticos, transporte e alimentação escolar”, explica Rodrigo.
Rodrigo Jacob destaca também que esses dados são fundamentais para a formulação de políticas públicas que buscam melhorar a educação e enfatiza que é vital que as instituições apresentarem seus dados de forma exata e atualizada, uma vez que isso influenciará diretamente as verbas recebidas.
Além disso, a análise dos dados do censo impacta na autorização para a realização de cursos e a administração do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que dependem da coleta e análise dessas informações para que sejam elaborados programas que atendam às demandas educacionais contemporâneas.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Santa Carmem recebe abertura nacional da colheita da soja
Publicado em 31 de Janeiro de 2025 ás 17h 48min
Chuvas voltam com força e governo passa a monitorar 44 municípios
Publicado em 31 de Janeiro de 2025 ás 15h 43min
Registro sanitário de agroindústrias mais que dobrou em 2024, aponta Indea
Publicado em 31 de Janeiro de 2025 ás 13h 59min