Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 13 de Setembro de 2026

Noticias

Esmagamento de soja em MT cresce 20,24% em maio

21 de Junho de 2024 as 09h 39min

No acumulado de 2024, volume processado de soja supera em 14,45% o total do mesmo período de 2023 – Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural

Mato Grosso apresentou um novo recorde quanto ao esmagamento de soja. Em maio foram processadas 1,16 milhão de toneladas, volume este 2,69% superior a abril e 20,24% maior em relação ao mesmo período do ano passado.

Levantamento realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostra que o total de soja consumido em maio representou 95,53% da capacidade estática das indústrias do estado.

Ao se analisar o acumulado do ano, entre janeiro e maio as indústrias mato-grossenses esmagaram 5,41 milhões de toneladas de soja. No comparativo com o período em 2023 isso significa um aumento de 14,45%.

“Esse cenário está atrelado à ampliação na capacidade estática das indústrias e à maior demanda pelos coprodutos, principalmente o farelo de soja com destino às exportações”, explica o Instituto.

Somente em farelo de soja, Mato Grosso enviou para o mercado externo 3,31 milhões de toneladas em cinco meses, um incremento de 4,93% no comparativo com 2023 no período analisado. Por fim, salienta o Imea, a margem bruta das indústrias em maio fechou em R$ 341,49 a tonelada, alta de 8,36% em relação ao mês anterior.

Fonte: DA REPORTAGEM - Canal Rural

Veja Mais

Pivetta liga combate ao crime a ensino técnico

Publicado em 13 de Setembro de 2026 ás 05h 47min


CONSEA aprova Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Sorriso

Publicado em 12 de Setembro de 2026 ás 15h 02min


Apreensão de cocaína e leilão: avião que caiu em MT já havia sido apreendido com gêmeos espanhóis em GO

Publicado em 12 de Setembro de 2026 ás 13h 54min


Jornal Online

Edição nº1882 - 12/09/2026