Noticias
ESPAÇO MULTIUSO: Complexo Arena Pantanal: de parque natalino a palco dos esportes, cultura e lazer
24 de Dezembro de 2019 as 16h 00min

ASSESSORIA
Em 2019, competições internacionais e nacionais, como a Liga das Nações e Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, propiciaram vivências com o que há de melhor no voleibol mundial. A Arena Encantada encerra com chave de ouro a programação do espaço
Cida Rodrigues | Secel-MT
Palco de grandes eventos esportivos e culturais, o Complexo Arena Pantanal oportunizou experiências de muita emoção à população mato-grossense em 2019. Seja no ginásio, no estádio ou no entorno, o espaço gerido pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) garantiu desde sentimentos de envolvimento nas competições esportivas ao encantamento pela celebração natalina.
“Nós temos hoje o maior complexo esportivo, cultural e de lazer de Mato Grosso e um dos maiores do país. Além da Arena Pantanal e seu entorno, que tem recebido atividades tanto do futebol como eventos culturais, o ginásio Aecim Tocantins, a área de estacionamento, a piscina olímpica e o Palácio das Artes Marciais, formam o maior complexo imobiliário do Estado. E conseguimos aproveitar bem esses espaços, oferecendo à população diversas ações e grandes eventos ao longo do ano”, relata o titular da Secel, Allan Kardec.
Liga das Nações de Voleibol
Liga das Nações 2019
Créditos: Ahmad Jarrah | Secel
Partida da seleção brasileira na Liga das Nações - Foto por: Ahmad Jarrah
Já no primeiro semestre, o ginásio Aecim Tocantins recebeu uma competição de nível internacional. De 21 a 23 de junho, as seleções masculinas do Brasil, Bulgária, Alemanha e Rússia disputaram no ginásio uma etapa classificatória da Liga das Nações de Voleibol.
O evento mobilizou apaixonados pelo esporte de todo o Estado e de outras partes do país, movimentando setores econômicos da capital. Com celebrações e performances à parte, a torcida se envolveu e festejou cada ponto conquistado por ace, disputas simples ou mega rally. Por jogar em casa, a seleção brasileira foi a mais beneficiada e venceu a etapa, incentivada pelo tom vibrante que vinha das cadeiras e arquibancadas praticamente lotadas nos três dias de competição.
A realização da etapa brasileira da Liga das Nações na capital mato-grossense teve o apoio da Secel, com recursos oriundos do Fundo do Fundo de Desenvolvimento Desportivo do Estado, ligado à receita da loteria esportiva e com a disponibilização do Ginásio Aecim Tocantins. O equipamento esportivo passou por uma série de serviços e reparos para atender as exigências de uma competição de nível internacional, viabilizando perfeitas condições da parte funcional que ficaram como legado à sociedade.
Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia
Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia em Cuiabá
Créditos: João Felipe | Secel
Disputa feminina no Circuito de Vôlei de Praia em Cuiabá - Foto por: João Felipe
Em outubro, um outro grande evento esportivo movimentou o Complexo Arena Pantanal, desta vez foi o estacionamento do Ginásio Aecim Tocantins, que recebeu o Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia. Durante cinco dias, a torcida mato-grossense pode acompanhar de perto as partidas entre as melhores duplas de vôlei de praia do país, além de mostrar sua receptividade e paixão pelo esporte.
Com entrada franca em todos os dias, o evento aconteceu de 23 a 27 de outubro em estrutura montada no local com quatro quadras de areia, iluminação, gradis, banheiros químicos e arquibancadas para cerca de 1300 pessoas.
As duplas classificadas aos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020, Alison/Álvaro Filho (ES/PB) e Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE), foram campeãs da etapa realizada na capital mato-grossense.
Maior competição de vôlei de praia do país, o Circuito Brasileiro contou também com a participação de outros medalhistas olímpicos, como Bárbara Seixas (RJ), Juliana (CE) e Ricardo (BA), além do campeão mundial André Stein (ES) e dos medalhistas pan-americanos Ângela (DF), Carol Horta (CE) e Vitor Felipe (PB) e vários atletas revelação da nova geração.
Esporte e cultura no Ginásio Aecim Tocantins
Júnior Martins
Super Copa Brasil de Tênis de Mesa - Foto por: Júnior Martins
Durante todo o ano, o Aecim Tocantins foi palco de várias competições estaduais, nacionais e internacionais realizadas pelas federações esportivas mato-grossenses.
No primeiro semestre, os principais eventos sediados pelo ginásio foram a Copa Centro América de Futsal e a primeira etapa do Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu Esportivo de Mato Grosso, que contou com mais de 800 atletas de 31 municípios inscritos.
Em agosto, o ginásio sediou disputas de modalidades individiduais Jogos Universitários Mato-grossenses (JUM’S 2019), competição reúne todas as instituições de ensino superior do Estado e classifica as equipes para os Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s). No mesmo mês, equipes de todo o Estado disputaram o Torneio de Basquetebol Máster na quadra no espaço.
Só no mês de setembro, as programações no ginásio contaram com Campeonato Brasileiro de Karate-Dô Tradicional, torneio Cuiabá Open de Basquete Máster, com participação de equipes da região Norte e Centro Oeste, e ainda a quarta etapa da Super Copa Brasil de Tênis de Mesa - evento que reuniu representantes de 15 Estados brasileiros.
Ainda em setembro, Cuiabá recebeu pela primeira vez na história o Campeonato Abu Dhabi internacional Jiu-Jitsu Pro. O evento de porte mundial foi realizado no ginásio, com a participação de lutadores de Jiu Jitsu do Estado e do país em busca de pontuação para o ranking mundial da Abu Dhabi Jiu-Jitsu Pro (AJP), Federação internacional que organiza competições nos seis continentes.
Já em outubro, o destaque na agenda do ginásio foi o Campeonato de Cheerleaders e baterias universitárias de Mato Grosso. A terceira Regional Mato Grosso de Crossfit, a Copa de Handebol e o 10º Campeonato Brasileiro de Seleções Sub-15 masculino foram os destaques da programação nos últimos meses do ano.
Na área cultural, um importante evento marcou a programação no ginásio. O Grupo Corpo, uma das mais renomadas companhias de dança do Brasil e do mundo, fez uma apresentação única marcando o lançamento do Festival Energisa Cuiabá 300 anos.
Arena multiuso
AssCom Dourado
Primeiro jogo da final Copa Verde na Arena Pantanal - Foto por: AssCom Dourado
Na Arena Pantanal, competições locais e nacionais do futebol profissional possibilitaram momentos de vibração, nervosismo e, claro, de lazer, para a população. Disputas do campeonato mato-grossense, Copa FMF, campeonato brasileiro feminino, Copa Verde, Copa do Brasil e série B do Brasileirão movimentaram a programação do estádio ao longo do ano.
Com aproveitamentos muitas vezes simultâneos de seu entorno e dos demais espaços internos, a Arena Pantanal se consolidou como espaço multiuso. Uma variedade de atividades esportivas, culturais e de utilidade pública - de festas open bar a mutirões fiscais – efetivou formas e oportunidades para tornar o espaço mais utilizado pela sociedade.
Arena Encantada
E para coroar o ano, um espetacular parque natalino com 4 mil m² de estrutura foi montada no complexo esportivo, a Arena Encantada. Até o dia 05 de janeiro, a população poderá vivenciar o espírito natalino em um circuito com instalações interativas, cenários e ambientes que recriam a história da mais emocionante festa cristã.
Christiano Antonucci
Foto por: Christiano Antonucci
A Arena Encantada está instalada ao redor do campo, no piso sintético das laterais, atrás das traves e nos túneis de acesso aos vestiários, de maneira a preservar o gramado, que está inacessível. O circuito de atrações conta com a Casa do Papai Noel, Presépio, Floresta Encantada, Vila dos Doces e Vila das Fadas e Duendes. No entorno da Arena Pantanal, o público ainda pode desfrutar de uma infraestrutura gastronômica completa, na praça de alimentação.
A visitação é aberta de domingo a domingo, das 18h às 23h, e a entrada é um quilo de alimento não perecível por família. Os alimentos sugeridos são arroz, feijão, açúcar, café, macarrão, óleo, leite longa vida e panetone.
“Com a Arena Encantada, a ocupação multiuso do espaço fecha com chave de ouro. Para os próximos anos, vamos trazer ainda mais atrativos para todo o Complexo Arena Pantanal. Já programamos Liga das Nações de Vôlei Feminino e a ampliação do projeto Caminhos da Cultura, incluindo nele o Caminhos do Esporte, trazendo alunos para conhecer o estádio durante jogos do campeonato mato-grossense série A. E, em breve, o espaço será reestruturado, recebendo cercamento, guaritas de entrada e saída, restaurante e a vinda do décimo Batalhão da Polícia Militar. Haverá também melhorias da infraestrutura da piscina olímpica e da praça de vôlei de praia. Muitas parcerias virão e a expectativa é que espaço atraia mais eventos se torne o maior complexo de lazer do país”, conclui com entusiasmo o secretário Allan Kardec.
Veja Mais
Carretas se envolvem em acidente na BR-163 em Sinop
Publicado em 11 de Julho de 2025 ás 16h 26min
Computador feito à base de neurônios humanos já está à venda
Publicado em 11 de Julho de 2025 ás 14h 54min
Desejo de Arias de atuar na Europa deixa Fluminense em encruzilhada
Publicado em 11 de Julho de 2025 ás 13h 55min