Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 23 de Novembro de 2025

Noticias

Esperar o “milagre dos juros mais baixos” pode não ser a melhor opção

13 de Abril de 2023 as 08h 16min

Próximas semanas são de muita apreensão e expectativa para o agronegócio aos produtores – Foto: Divulgação

As próximas semanas são de muita apreensão e expectativa para o agronegócio nacional. Muitos produtores estão ansiosos para a Agrishow, que este ano acontece de 1 a 5 de maio, em Ribeirão Preto.

O primeiro motivo é porque a feira, que na última edição movimentou R$ 11,2 bilhões em negócios, é a principal vitrine para as novas tecnologias e tendências do setor.

Além disso, é durante o evento que tradicionalmente o governo também anuncia o Plano Safra do ciclo seguinte.

Diante da espera desse anúncio, geralmente neste período do ano (de abril a maio), a classe produtora desacelera a compra de máquinas e equipamentos com a esperança de melhores condições comerciais e juros menores. A grande questão é que nos últimos anos esperar pelo novo Plano Safra não tem sido uma boa opção.

É importante também pontuar a atual relação conflituosa entre o governo e o Banco Central que tem protagonizado um embate em relação à taxa Selic, atualmente em 13,75% ao ano. Ou seja, mesmo que eventualmente ocorra o milagre dos juros abaixo da casa dos dois dígitos, esse dinheiro não chegará tão fácil nas mãos deles, devido às questões da burocracia no acesso ao crédito.

Além disso, há outro detalhe a salientar. Mesmo com o anúncio no próximo mês do novo Plano Safra, ele só entra em vigor em 1° de julho. Mas, na prática, como leva uns dias para os bancos se ajustarem, esse crédito, no final das contas, só estará disponível aos produtores em meados de agosto.

Ou seja, é muito importante que o agricultor avalie se vale apenas esperar de abril até agosto para tentar esse recurso (que não é garantido e está cada vez mais criterioso e escasso).

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Cattani diz que Congresso está “de joelhos” para o Governo Lula

Publicado em 23 de Novembro de 2025 ás 08h 38min


Exportações de carne bovina crescem 35% e valor médio sobe quase 20% em um ano

Publicado em 23 de Novembro de 2025 ás 06h 37min


Sorriso avança em acordo para um novo anel viário

Publicado em 22 de Novembro de 2025 ás 12h 42min


Jornal Online

Edição nº1680 - 22a24/11/2025