Noticias
Esses vegetais ‘subestimados’ deveriam entrar para sua dieta
28 de Novembro de 2024 as 08h 57min
Comer vegetais faz bem à saúde. No entanto, alguns podem ser ainda mais benéficos. Estamos falando do ora-pro-nóbis, a taioba e a serralha. Elas são consideradas Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) e são ricas em minerais essenciais, como ferro, cobre, zinco, manganês, cálcio, magnésio, fósforo e potássio.
De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo (USP), os vegetais citados acima possuem um valor nutricional comparável ou até superior ao mais famosos. Por exemplo, eles possuem mais proteína do que o espinafre.
O trabalho analisou Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) cultivadas em diferentes regiões de São Paulo e Minas Gerais, tanto cruas quanto refogadas. Os resultados foram comparados com dados da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA) da USP e do FoodData, do Departamento de Agricultura dos EUA.
O ora-pro-nóbis, a taioba e a serralha são plantas rústicas que podem ser encontradas em diferentes regiões tropicais, pois elas se adaptam a vários tipos de solos, mas requerem bastante luminosidade. No Brasil, são encontradas principalmente nos estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Dentre as diversas Pancs, ora-pro-nóbis, taioba e serralha foram escolhidos para realizar a pesquisa devido à sua crescente popularidade. Apesar disso, muitas plantas nativas brasileiras não fazem parte do grupo alimentar da população. Isso acontece, em parte, pela falta de informações sobre sua composição nutricional.
O estudo ainda confirma a expectativa de que os alimentos silvestres podem ter valores nutricionais comparáveis ou até superiores aos de alimentos tradicionais. E reforça a importância de incentivar sua produção e consumo para ampliar a diversidade da dieta do brasileiro e suprir demandas nutricionais.
Não foram observadas diferenças significativas entre as concentrações de nutrientes minerais e proteínas em plantas cruas e cozidas. A análise nutricional do ora-pro-nóbis, da taioba e da serralha mostrou que os níveis de minerais e proteínas dessas plantas são, na maioria das vezes, iguais ou superiores aos do espinafre.
A taioba se destacou entre as plantas analisadas, apresentando concentrações de minerais superiores às das plantas convencionais, com altos teores de ferro, cobre, zinco, cálcio e fósforo.
Embora a serralha tenha apresentado menores teores de alguns nutrientes minerais (manganês, magnésio e potássio) em comparação às plantas convencionais, outros minerais (ferro, cobre, zinco, cálcio e fósforo) foram iguais ou significativamente maiores. O estudo foi publicado no Journal of Food Composition and Analysis.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Capital humano gera reconhecimento das empresas do agro em premiações
Publicado em 19 de Janeiro de 2025 ás 09h 49min
Ilha “fantasma” surgiu no Mar Cáspio e agora está desaparecendo
Publicado em 19 de Janeiro de 2025 ás 07h 46min
Janeiro Branco: depressão, ansiedade e estresse podem afetar a sua saúde bucal
Publicado em 19 de Janeiro de 2025 ás 05h 44min