Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 10 de Novembro de 2026

Noticias

Está valendo salário mínimo de R$ 1.320

01 de Janeiro de 2023 as 08h 00min

Aposentadorias do INSS são atreladas ao piso nacional – Foto: Divulgação

O novo valor do salário mínimo - de R$ 1.320 - entrou em vigor domingo (1º). O Congresso Nacional aprovou o reajuste em dezembro do ano passado, como forma de compensar a desvalorização do Real diante da inflação do último ano. Em 2022, o valor era R$ 1.212.

O governo Bolsonaro chegou a propor R$ 1.302, mas durante os debates no Congresso Nacional, a Consultoria de Orçamento do Senado apontou que o valor proposto seria suficiente apenas para repor as perdas inflacionárias do período, não representando nenhum ganho real para quem tem sua fonte de renda atrelada ao mínimo. Depois disso, senadores e deputados federais aprovaram o Orçamento Geral da União para este ano com o mínimo de R$ 1.320.

O reajuste com 2,7% de ganho real, ou seja, superior à inflação do último ano, ampliará as despesas federais em cerca de R$ 6,8 bilhões. Isto porque as aposentadorias administradas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e vários benefícios sociais e trabalhistas, como o seguro-desemprego, abono do PIS/Pasep, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros, são atrelados ao piso nacional, tendo que ser corrigidos.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Vales refeição e alimentação podem ser aceitos em mais maquininhas

Publicado em 09 de Novembro de 2026 ás 15h 45min


Mais de 2,4 mi de casas precisam renovar desconto na conta de luz

Publicado em 09 de Novembro de 2026 ás 10h 12min


Matupá conquista título geral dos 38º Jogos do Vale do Teles Pires

Publicado em 09 de Novembro de 2026 ás 08h 17min


Jornal Online

Edição nº1922 - 10/11/2026