Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Quarta Feira, 09 de Julho de 2025

Noticias

ESTADO DE CALAMIDADE: Defesa Civil: MT não tem previsão de chuva pelos próximos 20 dias

Órgão orienta habitantes a se hidratarem constantemente; previsão é de 41ºC até sexta

13 de Setembro de 2019 as 00h 00min

Clima desértico é bastante perigoso em todo o estado – Foto: Divulgação

DA REPORTAGEM

 

Não há previsão de chuva para Mato Grosso pelos próximos 20 dias e as temperaturas devem permanecer altas, segundo alerta feito pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa Civil. A forte onda de calor, com temperaturas 5º acima da média, deve durar pelo menos mais cinco dias, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Para esta sexta-feira (13), a previsão do instituto aponta temperaturas máximas de 41°C e umidade abaixo de 10%.

Diante do cenário de clima desértico - agravado pelo alto número de queimadas –, a pasta emitiu orientações para minimizar os impactos da onda de calor e evitar riscos de hipertermia (elevação da temperatura corporal que pode comprometer o metabolismo).

A primeira orientação é manter a hidratação do corpo, bebendo muita água, já que o período é de baixa umidade. Outro ponto importante, é evitar a prática de exercícios físicos ao ar livre, principalmente, nos horários mais quentes, entre 10h e 16h.

“Estamos há mais de 120 dias sem chuva e a previsão aponta 0% de probabilidade até o dia 23 de setembro. Esse ambiente inspira uma série de cuidados, por conta dessa falta de chuva, calor excessivo, baixa umidade do ar e aumento do número de queimadas. Então umidificar o ambiente também é extremamente necessário nesse período crítico”, orientou o superintendente da Defesa Civil, tenente-coronel BM Marcelo Reveles.

Ele ainda apontou que, além do uso de umidificadores, os moradores podem utilizar toalhas molhadas e recipientes com água para tornar o ambiente, seja o quarto ou outro cômodo da casa, mais propício à manutenção da saúde. “Pedimos à população para que não coloque fogo em lixo e terrenos baldios, mantendo sempre a limpeza desses locais. E aos fumantes, que se atentem em não jogar pontas de cigarro em lugares inapropriados, como beira de estradas, pois a vegetação pode estar seca, causando incêndios de grandes proporções”, pontuou o superintendente.

A Defesa Civil ainda destaca a necessidade do uso de roupas leves, preferencialmente de algodão, e da hidratação de olhos, nariz e boca, bem como evitar o contato direto com o sol e sempre utilizar protetor solar.

 

SMS DE ALERTA

Os mato-grossenses podem se cadastrar para receber SMS de alertas da Defesa Civil de Mato Grosso. Para ter acesso, basta enviar o CEP para o número 40199, gratuitamente.

Veja Mais

Sinop avança na discussão sobre nova lei para eventos no município

Publicado em 09 de Julho de 2025 ás 07h 43min


MT deve colher 54 milhões de toneladas de milho; falta de armazéns e preço em queda preocupam

Publicado em 09 de Julho de 2025 ás 06h 43min


Bens de construtora falida vão a leilão; imóveis somam mais de R$ 120 milhões

Publicado em 09 de Julho de 2025 ás 05h 44min


Jornal Online

Edição nº1584 - 09/07/2025