Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Domingo, 16 de Agosto de 2026

Noticias

Estado define novas regras para mercadinhos em presídios

10 de Agosto de 2025 as 07h 19min

Venda de itens de luxo e bebidas está proibida - Foto: Assessoria

O Governo do Estado publicou as regras que regulamentam o funcionamento dos mercadinhos em unidades prisionais do Estado. A medida encerra uma disputa que se arrastava desde o fim de 2024, quando a proibição desses estabelecimentos provocou polêmica e chegou a ser judicializada.

A norma estabelece que o comércio poderá ser físico ou virtual, com preços e formas de pagamento definidos pelos Conselhos da Comunidade ou pela federação estadual que os representa. A margem de lucro das operações não poderá ultrapassar 30% dos custos administrativos e operacionais.

Entre os produtos proibidos estão bebidas alcoólicas, refrigerantes, energéticos, chás industrializados, itens de luxo e artigos considerados supérfluos. Também ficam vetados os produtos cuja circulação já tenha sido desautorizada por outras normas ou que apresentem risco à segurança das unidades.

O tema ganhou destaque após denúncias de que parte dos lucros dos mercadinhos estaria sendo usada para financiar organizações criminosas. Durante inspeções realizadas no ano passado, a Secretaria de Justiça encontrou em unidades prisionais produtos como cuecas de marcas importadas e guloseimas consideradas inadequadas ao ambiente carcerário.

A polêmica levou à revogação da lei estadual que proibia os estabelecimentos, derrubada pela Assembleia Legislativa. Com a nova regulamentação, o Executivo busca garantir controle e transparência sobre a operação desses comércios nas penitenciárias.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Mais de 5 milhões de brasileiros estão impedidos de apostar em bets

Publicado em 16 de Agosto de 2026 ás 12h 45min


Segunda maior refinaria do país reduz preço da gasolina em 11,3%

Publicado em 16 de Agosto de 2026 ás 10h 46min


Modelo de segurança de Lucas é apresentado a comitiva de Primavera do Leste

Publicado em 16 de Agosto de 2026 ás 08h 48min


Jornal Online

Edição nº1863 - 15a17/08/2026