Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Terça Feira, 16 de Dezembro de 2025

Noticias

Estado define novas regras para mercadinhos em presídios

10 de Agosto de 2025 as 07h 19min

Venda de itens de luxo e bebidas está proibida - Foto: Assessoria

O Governo do Estado publicou as regras que regulamentam o funcionamento dos mercadinhos em unidades prisionais do Estado. A medida encerra uma disputa que se arrastava desde o fim de 2024, quando a proibição desses estabelecimentos provocou polêmica e chegou a ser judicializada.

A norma estabelece que o comércio poderá ser físico ou virtual, com preços e formas de pagamento definidos pelos Conselhos da Comunidade ou pela federação estadual que os representa. A margem de lucro das operações não poderá ultrapassar 30% dos custos administrativos e operacionais.

Entre os produtos proibidos estão bebidas alcoólicas, refrigerantes, energéticos, chás industrializados, itens de luxo e artigos considerados supérfluos. Também ficam vetados os produtos cuja circulação já tenha sido desautorizada por outras normas ou que apresentem risco à segurança das unidades.

O tema ganhou destaque após denúncias de que parte dos lucros dos mercadinhos estaria sendo usada para financiar organizações criminosas. Durante inspeções realizadas no ano passado, a Secretaria de Justiça encontrou em unidades prisionais produtos como cuecas de marcas importadas e guloseimas consideradas inadequadas ao ambiente carcerário.

A polêmica levou à revogação da lei estadual que proibia os estabelecimentos, derrubada pela Assembleia Legislativa. Com a nova regulamentação, o Executivo busca garantir controle e transparência sobre a operação desses comércios nas penitenciárias.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Dorner articula com Governo de MT pavimentação de estradas vicinais

Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 18h 09min


Corpo de Bombeiros socorrem vítima de explosão causada por vazamento de gás de cozinha canalizado

Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 17h 08min


Nova CNH: como vai funcionar a renovação automática e gratuita

Publicado em 16 de Dezembro de 2025 ás 15h 08min


Jornal Online

Edição nº1697 - 17/12/2025