Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sexta Feira, 14 de Agosto de 2026

Noticias

Estado detalha reforma tributária a empresários

22 de Março de 2026 as 08h 31min

Governo busca reduzir incertezas no setor produtivo – Foto: Divulgação

No Palácio Paiaguás, em Cuiabá, o Governo de Mato Grosso promoveu, nesta semana, o Encontro Técnico Reforma Tributária na Prática, reunindo representantes do setor produtivo e gestores públicos. A iniciativa foi coordenada pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) com foco na aplicação do novo modelo de tributação do consumo.

Durante a programação, foram apresentados os sistemas que darão suporte à implementação das mudanças. O conteúdo técnico abordou a adaptação das empresas ao período de transição entre o ICMS e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

A proposta inclui a redução do custo de conformidade tributária para o setor produtivo. O governador Mauro Mendes afirmou que o Estado tem antecipado o debate para reduzir incertezas. “A reforma tributária já é uma realidade e exige preparo técnico e diálogo com todos os setores envolvidos”, disse.

Segundo ele, a iniciativa amplia a segurança para investidores. “Mato Grosso está se antecipando ao promover um debate claro sobre como o novo sistema vai funcionar na prática”, acrescentou.

O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, destacou que a reforma entra em fase decisiva. “Estamos num momento em que a reforma passa a ser concreta, com emenda constitucional e leis complementares já aprovadas”, afirmou. Ele também explicou o período de transição previsto. “Teremos convivência entre o ICMS e o IBS, especialmente a partir de 2027, o que exige sistemas eficientes e simples”, disse.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

CPI da Saúde mira ex-secretários em nova fase de apuração

Publicado em 14 de Agosto de 2026 ás 07h 34min


Lideranças discutem desafios da gestão e das transformações tecnológicas no agro

Publicado em 14 de Agosto de 2026 ás 06h 33min


Diário esclarece seu posicionamento diante da solicitação da Nova Rota

Publicado em 14 de Agosto de 2026 ás 05h 33min


Jornal Online

Edição nº1861 - 13/08/2026