Noticias
Estado muda regra e evita queima de maquinários
21 de Abril de 2026 as 10h 25min
Nova diretriz prioriza destinação pública útil – Foto: Assessoria
A mudança anunciada pelo governador Otaviano Pivetta, que encerra a queima de maquinários apreendidos em operações ambientais, reposiciona o debate sobre o destino desses bens em Mato Grosso.
A nova diretriz estabelece que a destruição deixa de ser regra e passa a ser medida excepcional, priorizando o reaproveitamento com finalidade pública.
No campo legislativo, o tema já vinha sendo discutido na Assembleia Legislativa por meio de proposta apresentada pelo deputado estadual Dilmar Dal Bosco. A iniciativa buscava impedir a inutilização imediata de equipamentos apreendidos, defendendo que qualquer medida fosse precedida de processo legal, com direito ao contraditório e à ampla defesa.
Outro ponto central da nova política é a possibilidade de destinar os equipamentos apreendidos ao uso público, especialmente em apoio aos municípios. A medida amplia o alcance social dessas ações e reduz perdas patrimoniais que antes resultavam da destruição imediata.
Para o deputado Dilmar Dal Bosco, o cenário atual demonstra que é possível conciliar fiscalização ambiental rigorosa com racionalidade administrativa. “Eu sempre defendi uma fiscalização séria, firme e dentro da lei. O que nunca me pareceu razoável era transformar a destruição imediata em regra, sem avaliar uma destinação útil para esses bens”, afirmou.
Na avaliação do parlamentar, a adoção de critérios mais técnicos fortalece a atuação do Estado. “Quando o poder público age com responsabilidade e inteligência, ele protege o meio ambiente e também garante segurança jurídica”, acrescentou, ao comentar a convergência entre a proposta legislativa e a prática adotada pelo Executivo.
Fonte: DA REPORTAGEM
Veja Mais
Milho: preço perde força na queda e mercado busca estabilidade
Publicado em 01 de Julho de 2026 ás 17h 20min
Governo bate recorde de arrecadação em 2026
Publicado em 01 de Julho de 2026 ás 16h 19min
Temporada de Praia 2026 terá música, competições de pesca e premiações em Nova Xavantina
Publicado em 01 de Julho de 2026 ás 15h 19min
