Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Sábado, 08 de Novembro de 2025

Noticias

Estado recebe nota A+ do Tesouro Nacional pelo 2º ano consecutivo

23 de Setembro de 2025 as 07h 21min

O Governo de Mato Grosso foi novamente reconhecido pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) com a nota A+, concedida apenas aos entes federativos que atingem a avaliação máxima tanto na Capacidade de Pagamento (Capag) quanto no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. Esse reconhecimento, referente ao exercício financeiro de 2024, reforça o compromisso do Estado com a responsabilidade fiscal, governança e transparência na gestão dos recursos públicos.

A premiação foi recebida pela secretária adjunta do Tesouro Estadual da Secretaria de Fazenda (Sefaz), Luciana Rosa, durante o III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, realizado em Brasília. O secretário de Fazenda, Rogério Gallo, destacou que o prêmio é um reflexo da seriedade com que Mato Grosso vem conduzindo suas finanças públicas. “Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. Ele significa que temos credibilidade perante a União e, mais do que isso, garante que possamos transformar essa solidez fiscal em mais investimentos, mais políticas públicas e mais serviços de qualidade para o cidadão”, afirmou.

A Capag é um indicador que avalia a saúde fiscal de Estados e Municípios que desejam contratar empréstimos com garantia da União. Mato Grosso mantém a nota A por quatro anos consecutivos, calculada a partir de três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez relativa. Além da Capag, o Estado também recebeu nota máxima no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, elaborado pela STN com base nos dados enviados ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).


A avaliação do Ranking Siconfi é realizada anualmente, com base em documentos como a Declaração de Contas Anuais (DCA), o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO), o Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e a Matriz de Saldos Contábeis (MSC). A qualidade das informações fiscais contribui para a melhoria da governança pública, para o uso mais eficiente dos recursos públicos e para o fortalecimento da transparência no setor público.

Esse novo reconhecimento reforça o compromisso do governo do Estado com a responsabilidade fiscal, a governança e a transparência na gestão dos recursos públicos, confirmando a capacidade de Mato Grosso em manter o equilíbrio fiscal, honrar seus compromissos e garantir investimentos à sociedade.

Fonte: DA REPORTAGEM

Veja Mais

Mato Grosso obtém crédito de US$ 100 milhões do Bird

Publicado em 08 de Novembro de 2025 ás 13h 58min


Mauro Mendes lidera disputa ao Senado

Publicado em 08 de Novembro de 2025 ás 11h 52min


MDB repudia áudios ofensivos contra deputada Janaína Riva

Publicado em 08 de Novembro de 2025 ás 09h 54min


Jornal Online

Edição nº1671- 08/11/2025