Noticias
Estado tem produção de 49 mil quilates de diamante por ano
Mato Grosso produz 49 mil quilates de diamante por ano. Esse índice coloca o estado em segundo lugar na produção nacional do minério, ficando atrás apenas da Bahia. Os dados são da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), levantados em 201
29 de Junho de 2019 as 10h 36min
DA REPORTAGEM
G1-MT
Mato Grosso produz 49 mil quilates de diamante por ano. Esse índice coloca o estado em segundo lugar na produção nacional do minério, ficando atrás apenas da Bahia. Os dados são da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), levantados em 2017.
No ano passado, foram exportados 42 mil quilates de diamante oriundos do estado. A maior parte é do tipo industrial, usado para a fabricação de ferramentas de cortes de alta precisão. Em menor quantidade, mais de forma expressiva, o diamante lapidável também é exportado para confecção de joias.
De acordo com Serafim Carvalho Melo, gerente regional da Agência Nacional de Mineração (AMN), o município com maior produção de diamantes no estado é Juína. O minério dessa região é do tipo industrial. Cidades como Poxoréu e Guiratinga produzem diamante do tipo lapidável. Entretanto, a produção nesses municípios é em menor escala. A maior parte do diamante exportado vai para países como a Bélgica, Israel e Índia.
OURO
Com relação à produção do ouro, o estado também ocupa um posto de liderança na produção nacional. São cerca de 16 toneladas por ano. O maior município produtor é Peixoto de Azevedo. É seguido por Pontes e Lacerda, Poconé e Nova Xavantina.
Segundo a Agência Nacional de Mineração, Peixoto de Azevedo e Itaituba (PA) respondem por 95% do recolhimento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF-ouro) junto à Receita Federal.
Veja Mais
MDB de Mato Grosso sinaliza apoio a Flávio Bolsonaro
Publicado em 22 de Fevereiro de 2026 ás 04h 40min
Sport Sinop tenta reverter placar para ir à final do Mato-grossense
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 12h 36min
Estudo alerta para risco de Terra “menos habitável” no futuro
Publicado em 21 de Fevereiro de 2026 ás 10h 44min
